Segundo a Autoridade Nacional de Protecção Civil, mais de 300 incêndios florestais deflagraram domingo no país, um novo recorde do mês de Março, que já ultrapassou os 2000 fogos. Entre eles inclui-se um incêndio ainda por circunscrever no Parque Nacional da Peneda-Gerês, zona protegida. Entre as causas pode estar a subida da temperatura, as queimadas que se verificam nesta altura do ano, e podemos também falar de fogo posto que também é frequente.
O difícil acesso às zonas de mata e floresta e o facto de não haver limpeza nem supervisionamento facilitam a propagação dos incêndios e torna mais difícil o trabalho dos bombeiros.
É importante assim, sensibilizar as pessoas para não poluírem estas zonas como matas, etc. e nem deitarem beatas para o chão nem fazerem fogueiras em sítios proibidos. A pratica de fogo posto também deve ter uma pena maior, em medida a diminuir este crime.
O governo em parceria com a Protecção Civil está a tomar medidas para prevenir que este verão se atinja a mesma calamidade dos outros anos.
Mas cabe também a cada um de nós agir de modo a prevenir que tal aconteça. Um simples gesto pode fazer toda a diferença!
quarta-feira, 25 de março de 2009
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Haverá alguma relação entre o abandono do mundo rural, o ordenamento florestal e os incêndios?
Enviar um comentário