quinta-feira, 26 de março de 2009

Um espectáculo cultural

As corridas de toiros são um espectáculo cultural existente em alguns países: Portugal, Espanha, França, México, E.U.A (em alguns estados).
Em quase todos eles os tórios são de morte.
Em Espanha é onde são mais conhecidas.
No caso de Espanha nas corridas a cavalo, de saída são cravados dois rojões de castigo, que basicamente duas facas que entram dentro do animal, levam ainda os ferros curtos.
O toiro no fim está praticamente morto, daí não ser recolhido e ser morto em praça.
Em Portugal o toiro depois de lidado é recolhido e vai para o matadouro onde tem uma morte menos dolorosa.
No caso das corridas espanholas a pé não se justifica a morte do toiro em praça, pois apenas leva as bandarilhas, podendo ser curadas as feridas e o animal regressar ao campo. Mas como os toiros só podem ser lidados uma vez, normalmente vão logo para o matadouro (em Portugal) ou são mortos em praça como em Espanha, a não ser que sejam muito bons e voltam para o campo (só os toiros que foram lidados a pé (no caso de Espanha) ou os toiros em Portugal.
Pessoalmente prefiro a corrida á portuguesa.
Deve-se preservar a corrida de toiros á portuguesa pois é um espectáculo cultural único.
Quanto aos anti-touradas que se dizem defensores do toiro bravo, preferiam que os toiros bravos tivessem o mesmo destino que o gado manso, em que assim que são desmamados vão para a engorda e depois seguem para o matadouro com menos de um ano? Talvez um toiro não viva melhor estando até aos quatro anos no campo em liberdade? Fica a pergunta..

2 comentários:

João Simas disse...

A questão é polémica (e estamos cá para isso.Há ainda outros tipos de touradas, umas mais populares que outras. Há algumas que são o momento de reecontro de uma comunidade espalhada pelo mundo (Barrancos,Açores, aldeias da Raia na Beira. "Mexer" na questão das touradas pode implicar uma análise muito maior da vida social.

rita disse...

Não podia deixar de discordar, ou de comentar o texto da Maria. Na minha opinião, e mesmo sendo apreciadora de touradas, a tourada é um atentado á vida. "O touro é um animal irracional, bla bla bla", mas não sofre? Quer dizer, seria justo, colocar um de nós no meio de uma praça, brincar e postriormente matá-lo? Acho injusto, e um divertimento "parvo", sem sentido.