quinta-feira, 26 de março de 2009

Um país, o nosso País!

"Não pergunte o que seu país pode fazer por você. Pergunte o que você pode fazer pelo seu país."
John F. Kennedy

Vivemos numa crise sem antecedentes semelhantes, muitos querem compara-la à crise de 1929, mas a verdade é que a situação actual não permite comparações, em 1929 havia muitas pontes para construir, muitas estradas por fazer e mais ou menos através de grandes obras publicas resolveu-se o problema do desemprego, como a economia é uma grande "bola de neve" as soluções foram surgindo umas atrás das outras e ultrapassou-se a grande crise de 29.
O mundo evoluiu e já não existem tantas grandes obras que resolvessem esta crise, então no meu ponto de vista eu acho que estamos num período em que nos podemos enquadrar na frase de JF Kennedy, que foi um dos mais emblemáticos presidentes dos Estados Unidos da América, "Não pergunte o que o seu país pode fazer por você, pergunte sim o que você pode fazer pelo o seu país", ou seja não é só o estado que vai ter que resolver esta crise porque ele já não consegue sozinho, precisa de nós cidadãos. O nosso contributo e muito importante não podemos ser egoístas e só pensar em nós temos que pensar nos outros, nas gerações futuras, no futuro do nosso país. Dou um pequeno exemplo, os trabalhadores ao reduzirem o seu o horário conseguem que exista mais trabalho ou seja mais emprego mesmo que recebam um pouco menos, mas dão o seu pequeno contributo, mas a soma de todos estes pequenos esforços faz com que o desemprego diminua e com que as industrias não tenham que fechar portas, conseguem desenvolvimento e o mais importante de tudo, um grande passo para ultrapassar a crise mais negra da história!

1 comentário:

João Simas disse...

O civismo é extremamente importante. República provém da expressão em Latim Res Publica, a coisa pública. Os cidadãos, enquanto tal, têm que assumir que os problemas têm que ser resolvidos por todos, porque há direitos e deveres.