Pensando bem em toda a história construtiva dos nossos tempos, vemos que entre os séculos XVI e XX várias correntes culturais emergiram na sociedade mundial.
Desde teorias ligadas à política, até à pintura, escultura e literatura, novos movimentos culturais tornaram-se o suporte moral e cultural de toda uma sociedade. São novas maneiras de estar, de pensar, de agir.
O problema,a meu ver, que se coloca, é o facto de que desde o séc. XX que nenhum novo movimento cultural surgiu, segundo o meu curto conhecimento. Será por falta de motivação por parte dos grandes intervenientes da sociedade? Será que os acontecimentos mundias recentes não servem de inspiração para suporte de uma nova corrente?Será que correntes como o iluminismo, o realismo, o fauvismo, o surrealismo entre outros, tão importantes, esgotaram as vertentes criadoras que mentes brilhantes tiveram a inteligencia de criar?
Será a nossa geração pouco interventiva?
É um caso a pensar.
Subscrever:
Enviar feedback (Atom)
1 comentário:
Sobre a opinião da Catarina tenho apenas um coisa a dizer. Penso que certamente não se criaram esses novos vertentes culturais porque o que vivemos agora é uma grande mistura de tudo que já se viveu. Penso que em termos de arte, moda, musica, etc. não é possível ir muito além do que já se foi e é por isso que ainda nada de muito novo nasceu pois a evolução já se deu e agora apenas há as misturas do que já se fez. Por exemplo, na moda, actualmente, as pessoas vestem-se da maneira que se sentem melhor, à imagem de épocas em que não viveram no sec. XI já não existe uma só moda, existem várias e podemos comprovar isso com a existência das várias tribos urbanas que existem.
Enviar um comentário