terça-feira, 20 de março de 2012

O renascimento do espírito de Guy Fawks





Guy Fawkes Mask


Como continuação ao texto anterior achei interessante fazer referência às mascaras de “marca” usadas pelo grupo Anonymous, referindo a história por de traz de tal objecto e as sua influências.



Guy Fawkes nasceu a 13 de Abril de 1570 em Iorque e morreu a 31 de Janeiro de 1606 em Londres. Foi um soldado inglês católico que teve participação na "Gunpowder Plot " que tinha como finalidade assassinar o rei protestante Jaime I (sucessor da Rainha Elizabeth I) da Inglaterra e todos os membros do parlamento durante uma sessão em 1605, objectivando o início de um levante católico. Guy Fawkes era o responsável por guardar os barris de pólvora que seriam utilizados para explodir o Parlamento do Reino Unido durante a sessão.
Porém a conspiração foi desarmada e após o seu interrogatório e tortura, Guy Fawkes foi executado na forca por traição e tentativa de assassinato. Os outros participantes da conspiração acabaram com o mesmo destino.
A sua captura é celebrada até os dias actuais no dia 5 de Novembro, na "Noite das Fogueiras" (Bonfire Night).
Este dia é referido no filme “V for Vendetta”, como uma recordação do verdadeiro significado deste dia, uma vez que o povo estava esquecido do verdadeiro evento desta data. Neste filme o Reino Unido vive num governo autoritário conhecido por “Fogo Nórdico”, e V (personagem principal) decide no dia 5 de Novembro fazer um apelo para que dai a um ano todos os insatisfeitos contra o governo se apresentassem frente ao parlamento para lutar pela sua liberdade.
Devo apenas referir também que o protestantismo começou na Europa Central no início do século XV devido à oposição contra a igreja católica. Os protestantes crêem apenas na existência de Jesus Cristo e de Deus como o criador,  não crêem nos anjos nem no espírito santo. Também acreditam que a salvação apenas se pode atingir através da fé, enquanto que os católicos acreditam que a salvação também provem das boas obras. Devido a estas assimetrias de ideais existiu sempre uma grande fricção entre os fieis como é referido na lenda de Guy Fawkes em que este, lutou e morreu por aquilo em que acreditava.
 

2 comentários:

João Simas disse...

As lutas religiosas deixaram marcas na Europa. Há certamente nesta figura um símbolo de uma luta um pouco anarquista contra a ordem estabelecida. Facilmente o inimigo, quando morto em atividade, transforma-se em mártir, retomando a simbologia dos primeiros cristãos. Para qualquer poder o mártir é um perigo, visto que depois de morrer continua a ser lembrado como exemplo.

João Sabino disse...

Concordo com a afirmação do professor, temos como exemplo destas lutas as cruzadas dos Templários na terra Santa no século XII. Que para espalharem a fé cristã invadiram terras Muçulmanas em prol do seu mártir Jesus Cristo, como é relata no filme "Kingdom of Heaven" que aborda esta questão sendo politicamente correcto e onde se encontra elementos da paz, tolerância e a possibilidade de convivência entre povos de diferentes orientações religiosas, culturas e crenças. Porém nesta situação actual a luta dos Anonymous foca-se no combate contra as injustiças muitos vezes impostas pelo regime politico e económico.