sexta-feira, 16 de março de 2012

Desenhos Animados para combater a crise!

Andava eu a procurar um tema para escrever para o blog, quando me deparo com uma notícia bem interessante:


“Portugueses exportam desenhos animados de 7,5 milhões”

Dois portugueses preparam-se para lançar uma série de animação infantil avaliada em 7,5 milhões de euros. Em 2010, Rui Miranda e Rodrigo Carvalho decidiram ignorar as notícias da crise e criaram a empresa Nutri Ventures, que emprega 70 pessoas.
Rodrigo Carvalho formou-se em engenharia aeroespacial e Rui Miranda em gestão, mas hoje apresentam-se como "contadores de histórias" e estão à frente do maior projeto de animação feito em Portugal.
Quando, há dois anos, a série começou a ganhar forma, a dupla de jovens tinha um objetivo: montar uma empresa na área de entretenimento que contasse histórias sobre alimentação saudável a crianças dos quatro cantos do mundo.
"Criar uma marca internacional desde raiz era o objetivo", recorda Rui Miranda, 39 anos.
Fonte: Diário de Notícias

Interessante, não? Fiquei a pensar que, de facto, para vencer a crise é preciso ter imaginação. Imaginação e ambição. No caso destes dois empreendedores, foram em busca de um sonho comum: “montar uma empresa na área de entretenimento que contasse histórias sobre alimentação saudável a crianças dos quatro cantos do mundo.” Os autores tiveram o apoio de uma entidade denominada por Red Star, que financiou o projecto. Fiquei curioso com este projecto e depois de uma pequisa rápida conclui algo caricato e que ao mesmo tempo me deixa orgulhoso. Deve ser das primeiras vezes em que uma produção audiovisual portuguesa vai ser dobrada em Inglês.
Quanto ao assunto da série infantil, é muito actual e importante: Hábitos de alimentação e de vida saudável. As personagens chamam-se: Lena, Teo, Nina e Ben. Lena é o cérebro do grupo; Teo o líder; Nina a irmã de teo; Ben é um bom companheiro, mas comilão. Mas como qualquer série animada, conta também com um vilão. Neste caso chama-se Alex Grand. E como é de esperar, a “profissão” deste só podia ser… controlar um monopólio de uma espécie de suplemento e roubar alimentos.
Algo importante para a série são também os dois parceiros: a Organização Mundial de Saúde e a iniciativa de Michelle Obama, Let´s Move.
Para finalizar, penso que esta é, sem dúvida, uma notícia muito positiva. Como português fiquei orgulhoso por saber que esta será uma série internacional e que será visionada em muito países da Europa, no México, no EUA, no Brasil, etc. Aqui está um bela forma de tentar vencer a crise, de espalhar o nome de Portugal e de criar postos de trabalho, dado que, este projecto já emprega 70 pessoas. Era bom que continuasse este tipo de iniciativas.

Outras Fontes:

3 comentários:

André Nobre disse...

Esta ideia parece-me realmente muito boa, visto que temos muito talento nacional por este país e que não é aproveitado. Pode-se dizer que, em tempos de crise, pensa-se em tudo menos em cultura ou (pelo menos uma forma dela), como em algo que se deve apostar de forma a promover não só o talento mas também a qualidade do que se produz cá dentro.
Penso que este caso que é já de sucesso deve servir de exemplo para muitos outros projectos que realmente existem mas que tem dificuldades em arranjar financiamento e divulgação. É neste campo em que o interesse por parte que empresas privadas se mostra relevante e essencial para o crescimento e bom financiamento de projectos como este.

João Simas disse...

A cultura tem também um valor económico importante e contribui para a balança comercial,como outras exportações. Repare-se no mercado em crescimento da língua portugues mas também no mercado global (a globalização em que fomos pioneiros, mesmo com poucos recursos).

Tiago L. disse...

Também me parece uma excelente ideia e cada vez mais o talento em Portugal deveria ser "explorado" e aproveitado para muitas áreas (cinema, literatura, etc...).
Não fiquei muito entusiasmado com a vertente didáctica dos desenhos animados, pois penso que terá de ser algo mais livre e arrojado para captar verdadeiramente a atenção, e para marcar uma posição no exterior.
E se uma ideia este tipo valer a pena e for bem planeada, certamente valerá mais que 7.5 milhões de euros.

Um bom exemplo disto: [url] http://portugal-mundo.blogspot.pt/2011/08/portugueses-na-marvel.html [/url]

Cada vez mais o peso dos portugueses nas "grandes" publicadoras norte-americanas de "comics" é um bom "passa-palavra" do talento escondido por estes cantos.