quinta-feira, 13 de outubro de 2011

Zeitgeist, um movimento social diferente.

Numa época definida pelas dificuldades financeiras, pelos contrastes sociais, pelas agressões constantes entre nações e pelo constante atrito entre religiões e ideais políticos, acabei por me perguntar se não haveria alguma alternativa a todo o complexo sistema que rege a humanidade. Após uma pequena pesquisa encontrei um movimento que me despertou a atenção, o Movimento Zeitgeist.

Zeitgeist é um termo alemão que significa espírito de época, espírito de tempo ou sinal dos tempos. Este não é um movimento político, não reconhece nações, governos, raças, religiões, credos ou classes. É sim um movimento social e global cujo o objectivo é rever a sociedade de hoje de acordo com os conhecimentos actuais, não só fomentando a consciência quanto às possibilidades tecnológicas e sociais existentes, para as quais muitos foram condicionados a pensar serem "impossíveis" ou contra a "natureza humana", mas também providenciar um caminho para ultrapassar estes elementos perpetuados por um sistema de sociedade obsoleto.

Esta ideologia encontra-se nos documentários dirigidos, produzidos, escritos e narrados por Peter Joseph (diretor americano de filmes não-comerciais e activista) onde podemos assistir a uma exploração bem fundamentada (na minha opinião) sobre os problemas sociais, financeiros e religiosos que actualmente assolam a humanidade.

A todos os interessados deixo aqui o link do movimento em Portugal (http://www.zeitgeistportugal.org) e ainda o link do ultimo documentário lançado (http://www.youtube.com/watch?v=prild_Ga9QE)

1 comentário:

joao sabino disse...

Fiquei surpreendido pelas motivações e objectivos que este grupo defende. O estudo aprofundado dos problemas sociais, económicos e político mostraram as fraquezas flagrantes do sistema regente.
Os objectivos deste movimento apelam a uma unificação, pacificação e igualdade de oportunidades a todos os seres humanos.
É assim um movimento diferente que apelou a várias manifestações, como por exemplo o "Occupay Wall Street".