domingo, 16 de outubro de 2011

Assunção Cristas e Jovens Agricultores V.S Terras "abandonadas" sem qualquer APOSTA futura.



A ministra da agricultura quer incentivar a utilização de terras abandonadas admitindo criar isenções ao nível do imposto municipal de imóveis para quem voltar a colocar as terras na agricultura.

Segundo a Ministra da Agricultura "quem trabalha a terra ganha um benefício com isso e quem não a trabalha pagará um imposto", ou seja, quem não trabalha as suas terras, quem nem sequer se preocupa com isso, das duas, uma, ou é muito rico ou não lhe pesa no orçamento. Assim é lhe indiferente pagar o imposto e tem o direito de continuar com o seu "direito" de te-las como quiser, mas se para essa pessoa lhe começar a pesar o imposto, com certeza que terá a oportunidade de colocar as suas terras à disposição de outros que a queiram aproveitar, nomeadamente os jovens agricultores que não tenham qualquer terra para poderem fazer a sua aposta ou que não tenham familiares que não herdaram, e que o gostariam de ter feito.

E porquê "dar" esta oportunidade aos jovens agricultores?
Assunção decidiu conceder esta oportunidade ao jovens agricultores porque estes são e serão o futuro no sector agrícola. Assim a Ministra tem como um dos principais objectivos incentivar e apelar aos jovens portugueses para apostarem na agricultura, visto que, com base no exemplo, de a média de idades das pessoas que trabalham neste sector é aproximadamente 63 anos.

2 comentários:

Manuel Cotovio disse...

Penso que é fundamental uma séria aposta na agricultura, para que esta se desenvolva, se renove e para que consiga cativar os jovens.

Em termos económicos, a aposta na agricultura também é de extrema importância, como forma de reduzir importações de produtos que podiam ser produzidos cá e que já o foram no passado (cereais, por ex.).

Em Portugal, verdade seja dita, só um partido defende a agricultura e esse partido é o CDS-PP. Por isso, às vezes digo o seguinte, em jeito de brincadeira: "Se não é o CDS a pôr a agricultura a mexer, então não sei quem vai ser..."

Franjoso disse...

Concordo plenamente, visto que nos outros partidos a maior parte das vezes só se houve falar em tecnologias e em inovaçoes tecnologicas, entao e a agricultura?
O PS abusava a respeito disso, à uma temporada atrás so falava de magalhaes e do TGV, era uma vergonha.Para o PS não existiam agricultores, nao existia o sector agricola no país.
Obrigado Manuel.


Abraço