domingo, 16 de outubro de 2011

Será que a luz ao fundo do túnel foi desligada para redução de custos?


Começo com uma frase de José Gomes Ferreira: "Quatro meses de Governo é que desequilibraram o país? Ou foram seis anos de mentira?" Eu não diria 6 anos, mas muitos mais anos para trás.

O país, como todos sabemos, não caminha em terrenos seguros, mas sim num túnel pantanoso onde existia no fundo uma pequena luz, que foi ligada quando entraram pela Praça do Comercio os senhores vestidos de preto da Troika. Ora neste momento a situação é diferente. Depois de medidas que já iriam ser severas para os portugueses impostas pela Troika, quinta feira o senhor Primeiro Ministro veio clarificar aquilo que já se especulava. Afinal isto está pior do que se imaginava. E é esse dia que pode ter adicionado uma "outra crise", a crise... social. Este Sábado assistimos provavelmente ao inicio, com a "Manifestação dos Indignados", que encheram a escadaria da Assembleia da Republica.

Embora vivemos tempos difíceis e de mudança em que se precisa de credibilizar o sistema politico, também é certo que são conhecidos na historia os ciclos económicos que nos pode trazer "esperança"( a esperança é a ultima a morrer). Não será possível mudar atitudes e comportamentos perante consumos e poupanças com cortes sem proporcionar ambição e esperança em desenvolvimento social e económico e logo em dias melhores. Até porque como diz o ditado " Depois da tempestade vem a bonança", e claro todos esperemos que aconteça o mesmo com Portugal. E a luz pode ter sido desligada para a redução da despesa, mas haverá sempre uma vela acesa no fundo do túnel, e essa vela não se apagará.

Sem comentários: