quinta-feira, 20 de outubro de 2011

Redes Sociais


A grande explosão de redes sociais começa a partir de 2003, altura em que nasce o Hi5, muito requisitado junto dos jovens portugueses. Milhões de pessoas em todo o mundo usam diariamente as redes sociais para todo o tipo de atividades: partilha de informação, notícias, fotos ou vídeos, para networking empresarial, para dar a conhecer uma empresa, um projeto ou iniciativa, privada, pública ou social. E, claro, para relacionamentos pessoais, de maior ou menor duração. Existem inúmeras redes sociais as mais conhecidas pelos portugueses são o facebook, twitter, e hi5. O top 10 das maiores redes do mundo (por utilizador) têm três que são específicas na língua de usam: a Qzone (400 milhões de utilizadores) e a Renren (160 milhões), ambas do mercado chinês e a russa Vkontakte. Para as empresas este tipo de redes é muito importante, para darem a conhecer o seu trabalho ao mundo. As redes sociais têm um grande poder tanto para as pessoas como para o mundo, hoje qualquer revolução que se faça tem de ser comunicada nas redes sociais, como foi o caso da Espanha com o "movimento 15 de Maio", mas também da Tunísia e no Egipto. Podem derrubar regimes, como o caso do governo nomeado pelo ex-presidente Mubarak, que levou a ameaça da convocação do facebook a sério e cortou o acesso à Internet no país durante cinco dias. Quando finalmente o acesso foi restabelecido, o número de utilizadores do Facebook registou o maior aumento de sempre. Foram contabilizados cerca de cinco milhões de utilizadores, em Portugal a manifestação mais conhecida e que teve uma grande adesão foi a da geração a rasca que levou 500 mil manifestantes a avenida da liberdade.
Hoje em dia as figuras públicas preferem fazer comunicados pelas redes sociais como é o caso do presidente da república Cavaco Silva, do Barack Obama e também mas mais recente do papa. As redes sociais geram muito dinheiro e tornam os seus fundadores milionários, é o caso do fundador do facebook, Mark Zuckerberg, um dos homens mais ricos do mundo aos 27 anos.
As redes sociais retratam o mundo actual, como tem adquirido importância crescente na sociedade moderna. As redes sociais são uma forma de comunicarmos com o mundo exterior, as distâncias tornam-se reduzidas, pode-se comunicar com as pessoas independentemente do local onde se encontrem, podemos também conhecer novas pessoas, encontrar amigos, mas nada se compara, em termos de sociabilidade, à relação direta e imediata, pessoa a pessoa. As redes sociais podem ter desvantagens que é o caso da falta de privacidade e da exposição das pessoas, mas isso também depende de cada um pois as informações que mostramos nos nossos perfis somos nos que as escolhemos, também a substituição das relações pessoais pode ser um grande problema. A nível profissional pode ser uma grande vantagem, mais oportunidades de empregos, facilidade de divulgar o currículo. Por enquanto as redes sociais continuam a crescer a uma grande velocidade e sem mostrar quaisquer indícios de abrandar.

Sem comentários: