domingo, 16 de outubro de 2011

O memorial mais que merecido...

Foi hoje, dia 16 de Outubro, que foi inaugurada a grandiosa estátua de homenagem ao líder negro Martin Luther King, pelo presidente americano Barack Obama.



Imagem 1 - O presidente americano, Barack Obama, com a sua família, na inauguração do memorial a Martin Luther King, "A Stone of Hope"

O presidente americano fez de facto um discurso inspirador e conseguiu demonstrar a sabedoria do homenagiado. Ainda hoje a luta de Martin Luther King se pode aplicar aos nossos dias. Obama lembrou o mundo da coragem, da força de vontade e da persistência do Sr. King, dizendo que mesmo em momentos de decepção, de falhas, de inimigos arrasadores nunca desistiu e "continuou seguindo rumo ao amanhã".

Ao mesmo tempo que decorria a inauguração da estátua, de aproximadamente 9 metros de altura, o Congresso norte-americano discutia a frágil economia do país. Obama encorajou assim milhares de pessoas dizendo-lhes para nunca desanimarem e referiu-se também aos indignados, que se encontram em revoltas por todo o mundo, dando-lhes razão ao seu protesto e dizendo que têm todo o direito a manisfestarem-se.

Martin Luther King, uma das personalidades que ganhou o prémio nobel da paz (em 1964), foi um importante (se não o mais importante!) activista pelos direitos civis negros, combatendo o preconceito e o racismo, pondo sempre em risco a sua vida. Adoptou (ao contrário de outros líderes políticos, como Malcom X) o método da não violência, onde defendia que: "O ser humano deve desenvolver, para todos os seus conflitos, um método que rejeite a vingança, a agressão e a retaliação. A base para esse tipo de método é o amor.". E todos os discursos que fazia à população tocavam os mais profundos sentimentos daqueles que o ouviam. Daí este grande homem merecer a homenagem que lhe fizeram hoje porque a sua bondade, esperança e preserverança conseguiram que os seus ideais e os seus sonhos de igualdade, justiça social e racial e liberdade triunfassem. Nos dias de hoje, onde tudo parece correr cada vez pior, devíamos ter sempre presente os seus discursos pois neles está o espírito da luta e encoraja-nos a nunca desistira dos nossos sonhos e de lutarmos por uma vida melhor!

Sem comentários: