segunda-feira, 17 de outubro de 2011

Deus, Donuts & Ignorância


Não, não encontrei uma única prova que os membros da Westboro Baptist Church, fundada por Fred Phelps em 1955, que concluísse que adoravam "donuts".
O que nos leva a uma de várias possíveis conclusões, decidi colocar a palavra porque até não soava muito mal, decidi colocar porque até gosto de "donuts", ou precisava de uma referência americana ou simplesmente precisava de queimar tempo. Sinceramente, estou mais inclinado para a última.
Mas colocando agora o foco principal nas palavras Deus e Ignorância (que por vezes, costumam ser vistas juntas), podemos começar por dizer que o Catolicismo é uma coisa bem engraçada (tal como as outras religiões).
É quase defendido como um jogo, cada um vai para o seu lado e defende o que consegue, pode e/ou quer.
Bela maneira de discutir algo em que os próprios "membros" acreditam ser universal mas que só vai provar que não é. Afinal acredito no quê? Chego a acreditar em alguma coisa ou isto é só para passar o tempo e para me desviar dos verdadeiros problemas que podem estar a acontecer neste preciso momento?

Enquanto alguns acreditam em histórias com baleias e seres humanos e outros na inocência a 100% da Igreja Católica em relação aos abusos sexuais registados nos últimos anos, outros acreditam que todas as tragédias no mundo estão ligados á homossexualidade e que quem seja homossexual devia ser condenado á morte...
Fundada na cidade de Topeka, no estado do Kansas, a Westboro Baptist Church não só odeia homossexuais, como também odeia o Catolicismo e o Papa Bento XVI, o Presidente dos EUA Barack Obama (acreditando que ele é o Anticristo e que se vai juntar ao Papa Bento XVI e Satanás) e os Judeus (tendo caracterizado o Holocausto como o castigo de Deus para com os Judeus).
E se há uma coisa do qual gostam bastante, é interromper funerais. (desde que em 1998 interromperam o funeral de Matthew Shepard, um jovem americano que foi brutalmente assassinado por ser apenas homossexual).
Mas mantém uma distância do racismo, dizendo que as escrituras não apoiam violência física e que os verdadeiros Nazis são os homossexuais.
O que nos leva a um outro patamar na história do fundador da igreja, Fred Phelps.
Fred Phelps foi na verdade um activista nos direitos dos afro-americanos, e podendo exercer advocacia chegou a formar uma firma e a defender alguns casos.
E deve ser por isto que até o Ku Klux Klan (com certeza, um tema para outro texto) anda atrás da WBC.

E saber que em pleno séc.XXI algo como a WBC (com 71 membros e 2015 "likes" no Facebook) e o KKK existem, só apetece comer qualquer coisa, fazer as malas e partir para uma viagem até Marte. Uma longa viagem até Marte.

2 comentários:

André Nobre disse...

Sim, infelizmente o ser humano ainda gosta de viver na ignorância e permanecer fechado ao seu próprio desenvolvimento, tanto anível técnico como intelectual. Vivemos num mundo que se diz desenvolvido, com constantes avanços tecnológicos e em muitos outros sectores. No entanto existe algo que detém uma certa resistência à evolução e isso é o ser humano. Num mundo de tão rápido desenvolvimento e com tanta facilidade de comunicação, não existe nenhum argumento justificativo para o verdadeiro atraso mental e cultural que muitos seres humanos contraíram... E duvido que algum dia se encontre um remédio universal para essa pequena grande doença que é a ignorância. Doença esta que levou e continua a levar o homem para um caminho de "desevolução". Mas sem quaisquer problemas não haveria razão para que o humano fizesse uma retrospecção a si mesmo e com isso evoluí-se. Conclui-o assim que a ignorância é de natureza humana e faz parte do crescimento desta espécie que tem sempre aprendido a lição sempre que algo lhe corre mal.

Manuel Cotovio disse...

Bom texto.

Se há coisa que não gosto são fundamentalismos, fanatismos e preconceitos.