quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

COMENTÁRIO À POLÍTICA DE SAÚDE DO GOVERNO

Analisando as reformas e as estratégias adoptadas pela política de saúde deste Governo, penso que seja um programa a continuar e a optimizar, com vista a melhorar a qualidade do serviço de saúde, a minimizar custos e adequar recursos.
Os Cuidados de Saúde Primários (CSP), são o pilar de todo o Sistema Nacional de Saúde. A promoção da saúde e a prevenção da doença, beneficia toda a população, diminuiu os recursos a cuidados hospitalares e reduz os custos. Estes cuidados são centralizados no doente/família e constituem o centro do sistema de saúde.
Os CSP, através das unidades de saúde familiar (USF), proporcionam o primeiro contacto da pessoa/família e comunidade com a assistência de saúde, encontrando-se sempre próximo das populações, constituindo a principal referência dum processo de saúde global, contínuo e permanente, possibilitando ainda a articulação com outras instituições de saúde. Desenvolvem actividades na vertente da promoção e prevenção, assim como de reabilitação e integração do doente/família na comunidade, após um período de doença.
Os Cuidados de Saúde primários, deverão ser a porta de entrada dos cidadãos nos serviços de saúde. De realçar a importância da Consulta aberta para situações agudas não urgentes e não programadas junto da comunidade, permitindo o tratamento imediato ou o reencaminhamento para cuidados mais especializados se necessário.
A população não está desperta para os recursos de saúde existentes e pode não saber distinguir o verdadeiro conceito de urgência/emergência. Poderá não estar informada que se recorrer a uma consulta aberta numa USF, será atendida, também, por um profissional especializado que a reencaminhará para outra especialidade se necessário, evitando demoras inúteis se, ao contrário, tivesse recorrido a uma urgência hospitalar, por vezes mais longe da sua área de residência.

Sem comentários: