terça-feira, 17 de fevereiro de 2009

Artigo 72º - Terceira idade

O artigo 72º relativamente à terceira idade diz-nos o seguinte: “As pessoas idosas têm direito à segurança económica e a condições de habitação e convívio familiar e comunitário que respeitem a sua autonomia pessoal e evitem e superem o isolamento ou a marginalização social.”
Nos dias de hoje, enfrentamos um país com uma população bastante envelhecida e a tendência é para ser ainda pior nos tempos que se avizinham. São várias as razoes que levam a isso, incluindo a crise que todos sentimos. Nem o país, nem a sociedade está preparada para isto. Estes idosos vivem de reformas miseráveis, muitas das vezes passam fome pois tudo o que recebem é gasto em cuidados médicos que vão sendo cada vez maiores. Muitos deles dependem de outrem para sobreviverem diariamente, e nem sempre têm esse alguém. As famílias rejeitam-nos, abandonam-nos nos hospitais ou em lares sem as mínimas condições onde chegam a ser maltratados e abusados. Quando tal não acontece, é a própria sociedade que os discrimina e põe de parte.
É a nossa realidade, que muitos preferem não encarar. Segundo a constituição nada disto deveria acontecer. Então, o que está a correr mal? Quem deve agir?
Também me pergunto muitas vezes e penso que as pessoas se esquecem que é graças a estes idosos que podem estar hoje neste mundo, é graças a eles que o país também evoluiu e trabalharam muito enquanto puderam.
Não deveriam, então ser recompensados decentemente?
Todos nós nascemos, crescemos, estudamos, trabalhamos, constituímos família, contribuímos para a sociedade de maneira a podermos descansar um dia, de maneira a termos, todos nós, uma morte digna. Não será um direito de todos nós?

Sem comentários: