quarta-feira, 25 de fevereiro de 2009

Adopção de crianças por homossexuais

Hoje em dia uma das grandes questões que têm sido faladas é se os homossexuais podem ou não adoptar crianças. As respostas são variadas e as opiniões divergem nos mais variados sentidos. Eu sou da opinião que não deveriam poder. Concordo que se queiram casar, pois cada um tem a sua convicção e a liberdade de escolher o parceiro sexual que desejar. Quanto à adopção, não estou muito de acordo. Para o crescimento saudável de uma criança é importante a referência masculina e outra feminina, dados pelo pai e pela mãe. Com isto não quero dizer que o casal homossexual não fosse capaz de educar e amar condignamente o filho adoptado e que correr este risco poderá ser muito menos perigoso para o desenvolvimento integral da criança do que mantê-la integrada em famílias profundamente disfuncionais ou institucionalizadas anos e anos a fio. Mas se a criança for muito pequena também não consegue compreender o porquê dos seus pais serem diferentes dos outros. Mesmo no convívio com outras crianças poderá ser alvo de discriminação por estar inserida num contexto familiar com características diferentes, podendo levar a algum distúrbio psicológico.

2 comentários:

Ana Filipa Pereira disse...

Apesar de concordar em alguns pontos com a Inês penso que se os casais homossexuais forem vistos perante a sociedade como casais legítimos podendo casar-se penso que esta legitimidade deveria passar também para a adopção de crianças, ainda que com algumas restrições.

Tudo ou nada.

rita disse...

Concordo com a Ana. Acho que de facto, ou somos todos tratados de maneira igual ou não somos.
Sem dúvida, que as questões morais e psicologicas são excessivas e podemos correr muitos riscos... Mas, os homossexuais saberiam com toda a certeza explicar a questão controversa da sexualidade aos seus filhos (talvez até o conseguissem fazer melhor que muitos heterossexuais).
Como a Ana escreveu, e muito bem, as restrições teem que ser bem vistas.