quarta-feira, 28 de janeiro de 2009

Os pais e a educação

Qual é a razão porque quando crianças ou jovens fazem alguma coisa reprovável, ouvimos dizer que a culpa é dos pais?
A resposta é simples e de conhecimento geral: os pais têm um papel fundamental na educação dos seus filhos. Estes são responsáveis por lhes transmitir certos “valores base” que possibilitam o desenvolvimento das suas personalidades e os guiam para o resto da sua vida, fazendo com que aceitem ou rejeitem outros valores no permanente processo de integração na sociedade. Mas será que os responsáveis pela educação de uma criança ou jovem são totalmente os seus pais? Não. Também os colégios e escolas têm um papel importante na educação dos mesmos, não só a nível de matérias a leccionar, mas também a nível de valores morais. Por isso, os pais devem, e é importante que possam escolher para os seus filhos, principalmente, os colégios/jardins-de-infância ou escolas primárias de acordo com os seus ideais, pois é nestas instituições que a maior parte das crianças tem o primeiro contacto duradouro com pessoas, e outras crianças, fora da sua família que lhes podem transmitir valores diferentes do que os pais transmitem em casa. Após a escola primária a escolha de uma escola começa a ter menos importância em relação aos valores morais de um menor, pois este começa a moldar os seus “valores base” à sociedade em que se insere e ao que ele próprio acha justo ou injusto, bom ou mau, deixando-se cada vez menos influenciar por valores externos ao meio em que vive. Contudo, a educação de uma criança ou jovem não passa só por transmitir-lhe bons valores morais e conduzi-lo a um bom comportamento. É tão ou mais importante que também lhes sejam transmitidos conhecimentos específicos e gerais, e apesar de os professores terem um papel importantíssimo nesta área, a grande responsabilidade por essa aprendizagem continua a ser dos pais, pois não devem influenciar os seus filhos a seguirem o mesmo percurso escolar que eles ou o percurso escolar que gostariam que eles seguissem (como se verifica em algumas situações), mas sim incentiva-los a estudar e ajudá-los a manterem-se interessados.
Assim se pode confirmar a importância do papel dos pais na vida de um menor e o quão indispensáveis são, não só a nível monetário (como se pensa), mas também a nível educacional e afectivo.

1 comentário:

João Simas disse...

Há quem distinga entre Educação e Ensino, sendo a Educação mais geral e o ensino mais técnico.
A Educação começa logo nos primeiros tempos, as personalidades vão-se formando logo nos primeiros anos. Quando os alunos chegam às escolas já vêm com uma formação.
A Escola pode resolver tudo? Os pais têm que resolver tudo? A escola pode demitir-se dos valores? Os pais podem desresponsabilizar-se quando entregam os filhos à Escola?
Há muitas opções possíveis. Mas provavelmente o problema e as soluções são da responsabilidade de todos, até mesmo dos que não têm filhos, pois que alguém até terá que lhes pagar a reforma no futuro.Isto, para além da cidadania, que também é um dever (não podemos só ter direitos)de qualquer um.