sexta-feira, 30 de janeiro de 2009

Mirandez generalizado

“Nos dez anos do mirandês como segunda língua oficial de Portugal, os estudiosos da "lhéngua" alertam: apesar de não estar em perigo, o mirandês está ameaçado pela modernização, sendo importante criar mecanismos para a sua manutenção.” In Jornal de Noticias
O mirandês sobreviveu ao longo dos séculos devido, principalmente, ao isolamento da região em que a língua estava inserida e ao facto de ser transmitida através da tradição oral. Com a globalização e consequente "ameaça" de outras línguas, mais faladas através dos mais diversos meios de comunicação, os riscos para este dialecto são iminentes. Após alguma pesquisa sobre o assunto descobri que mirandês dispõe de algumas circunstâncias favoráveis à sua manutenção, já que obteve um reconhecimento político e uma convenção ortográfica para a normalização da escrita. Agora, faltam medidas de preservação inerentes do reconhecimento pelo Estado, que já deveriam ter sido incrementadas como o ensino oficial do mirandês nas escolas.
Pequenas coisas como esta fariam enriquecer o nosso país ainda mais no que diz respeito ao turismo, mas este processo de reconhecimento tem-se mostrado lento , tanto este como o de limpeza de ribeiras, prevenção de incêndios e restauro e monumentos.
O nosso governo tem muito boas intenções, muito boas ideias, mas … a nossa cultura está MESMO muito bem marcada pelo sebastianismo.
Como sempre… lamento-me pelo Portugal que temos, cheio de mentes iluminadas mas sem pernas para andar por preguiça de uns e incompetência de outros, mas é o Portugal que temos!

1 comentário:

João Simas disse...

Apesar de tudo, os nossos amigos do outro lado da fronteira têm alguma "inveja" e elogiam o estado português. Com efeito, foi grande e prolongada a luta pelo reconhecimento oficial de outras línguas ibéricas (o galego, o catalão, o basco ...). O mirandês é um dialecto do antigo leonês que tem dificuldades em ser reconhecido em Espanha.