quarta-feira, 7 de janeiro de 2009

Autarquicas para Lisboa(Dr. Santana Lopes)

No final do ano passada a Dra. Manuela Ferreira Leite nomeou Dr. Pedro Santana Lopes para concorrer as autárquicas de Lisboa, na minha opinião um erro, um dos muitos a acumular por parte da Dra. Ferreira Leite, o Dr. Santana Lopes já mostrou aos munícipes de Lisboa que se aparecer algo melhor abandona os lisboetas como fez em 2004 quando pareceu a oportunidade para ser 1º Ministro, o seu Governo foi destituído pelo presidente da Republica, e nas eleições do ano seguinte levou o Partido Social Democrata a uma das maiores derrotas eleitorais de sempre.
Mesmo assim a Dra. Ferreira Leite nomeou Santana para as autarcias apesar deste historial todo, mesmo depois de Portugal saber e ser público as divergências entre eles, com isto tudo fico a pensar, para a Dra. Ferreira Leite nomear o Dr. Santana deve de significar uma coisa não haveria mais ninguém que quisesse este cargo ou tivesse coragem para o exercer já que toda a gente sabe do buraco financeiro que é a câmara de Lisboa muitos por causa dos seu antigos presidentes, entre eles Dr. Santana Lopes, assim estou bastante curioso para saber como é que iram ser as autárquicas de Lisboa, será que António Costa volta a ganhar, será que Santana Lopes perde novamente de uma maneira escandalosa, ou será que me surpreende a mim e a muitos e ganha…
Estas eleições iram ser bastante interessantes vamos ver como e que o PSD fragilizado por uma liderança fraca, sem expressão e no mínimo discreta se ira sair nas autárquicas, europeias e principalmente nas legislativas.

12 comentários:

benjamim disse...

Quem não sabe não devia falar sem se informar primeiro!

O Dr. Pedro Santana Lopes foi o primeiro social democrata a conseguir conquistar a maior autarquia do nosso país e como social democrata que é ninguém lhe pode tirar esse mérito. Santana não abandonou a câmara de Lisboa assim como diz o nosso amigo Tiago, deixou no poder uma pessoa bastante competente e com capacidade para fazer muito por Lisboa Dr Carmona Rodrigues!
Foi primeiro ministro porque na altura era o vice presidente do PPD-PSD e sucedeu a Durão Barroso como opção mais lógica que existia.
A nomeação de Pedro Santana Lopes para câmara de Lisboa não significa como diz o Tiago a ultima opção porque ninguém quer governar Lisboa, significa sim competência e inteligência, Santana foi uma primeira escolha para governar Lisboa porque todos os sociais democratas acreditam que ele é o melhor candidato para derrotar António costa!
O mérito de Santana vai voltar com a reconquista de Lisboa!

Tiago P. Nunes disse...

Primeiro não gosto de ataques, eu sei do que estou a falar José, em resposta ao teu comentário a verdade é que os lisboetas votaram no Dr. Santana Lopes não no Dr. Carmona Rodrigues, em segunda o Dr. Santana foi para o governo e a nossa economia entrou em recessão em 2003 (se a memoria não me falha, e como tu gostas de estatísticas, foi de -2,3%), por isso em quanto lá esteve não fez um trabalho lá muito bom, já que foi destituído pelo ex-presidente da Republica o Dr. Sampaio.
Só uma pergunta ser 1º social-democrata a ganhar a câmara de Lisboa significa o que…?
A sua inteligência e competência vai ser posta em prova agora nas autárquicas e vamos a ver a se o Dr. Santana e tão bom como o José o quer tornar, ou vamos a ver se os lisboetas vão cair no mesmo erro duas vezes…
Nota: Acho o dr. Santana um homem extremamente inteligência te mas acho que a certos momentos para todo, e este não é o momento indicado para a sua candidatura para a câmara de Lisboa.

benjamim disse...

Mais uma vez cometeu o erro de não se informar.
Passo a citar, Primeiro o dr. Santana Lopes tomou posse dia 17 Julho de 2004 logo é difícil ter culpas na recessão dos tais 2,3% referente ao ano de 2003.
Segundo meto aqui um pequeno excerto fonte ine: O Produto Interno Bruto (PIB) português registou uma contracção de 1,3% em 2003, em termos reais, traduzindo-se num agravamento face ao ano anterior, em resultado da quebra intensa da procura interna. O contributo da procura externa líquida para o crescimento do PIB em 2003 foi mais positivo do que no ano anterior, em consequência da aceleração das Exportações de Bens e Serviços e da quebra das Importações de Bens e Serviços.
Parece que anda um pouco enganado nos dados...
Só mais um ponto pergunte aos lisboetas quem mandou fazer uma das melhores obras em Lisboa, o túnel do Marquês!
Quando saírem os resultados das autárticas eu serei a primeira pessoa a felicita-lo se acertar no próximo presidente de Lisboa!

João Vinha disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
João Vinha disse...

Após a destituição do governo do Dr. Santana Lopes, em 2004, o PSD tem vindo a enfrentar serias dificuldades para se manter coeso. Um excelente exemplo disto foi os "recentes" acontecimentos protagonizados pelo Dr. Carmona Rodrigues, em que o próprio foi abandonado pelo seu partido politico devido ao facto de não se ter demitido na altura em que o PSD achava ideal. Com isto quero demonstrar que os ideais de Carmona e os ideais do próprio PSD não são os mesmos. Não deveriam ser? Outro caso estranho dentro do PSD foi a saída do Dr. Luís Filipe Menezes, que era contestado dentro do partido. O presidente do partido não deveria ser aquele que tem os ideais com os quais os militantes do partido se identificam?

Actualmente temos a Dr. Manuela Ferreira Leite enquanto líder dos sociais democratas. Mas eu questiono-me quanto mais tempo vai passar ate que os críticos do passado contestem o presente. Aliás, nada indica que tal não aconteça. É algo que faz parte do próprio partido. (faz-me lembrar o Benfica...).

Posto isto, o PSD só se tem de culpar a si próprio quando saírem os resultados das legislativas.

João Vinha (por algum motivo não aparece o meu nome..)

João Vinha disse...

"O Dr. Santana Lopes já mostrou aos munícipes de Lisboa que se aparecer algo melhor abandona os lisboetas como fez em 2004 quando pareceu a oportunidade para ser 1º Ministro"

Tiago, é preciso realçar que o Dr. Santana Lopes só foi para o governo porque o Dr. Durão Barroso abandonou os portugueses durante um período de recessão económica. Pode demorar algum tempo ate que os eleitores recuperem a confiança perdida no PSD. Ou pelo menos os eleitores que não têm memoria curta..

João Vinha

benjamim disse...

O Dr. Carmona Rodrigues não foi abandonado pelo PSD, simplesmente foi enrolado num caso de tribunal, Braga Parques, em que foi obrigado a demitir-se, ou seja o PSD não poderia dar o seu apoio a um candidato que era constituido arguido num caso judicial. É pena é que só tenha sido absolvido depois das eleições provando assim a sua inocência!

Quanto ao Dr. Luís Filipe Menezes, demitiu-se, recandidatou-se posteriormente, mas os militantes do partido prefiram optar num congresso eleger a Dra. Manuela Ferreira Leite.
Portanto nao consigo ver qual é o seu problema em criticar tanto o PSD acho que há mais partidos que fazem bem pior que o PSD!
E como diz espero que os eleitores não tenham a memória curta pois o "Eng" José Sócrates conseguiu ser um verdadeiro "Alves Dos Reis" enganando tudo e todos!

João Vinha disse...

Sr. José limite-se aos factos! se afirma que o Eng. José Socrates (sem aspas) e comparavel a um dos maiores burlões da historia do nosso país tem de, obviamente, provar essas afirmações!
Em relação ao Dr. Carmona tenho uma questão: o PSD nao pôde ou quis apoiar Carmona?

O Dr. Felipe Menezes demitiu-se precisamente pelo que eu afirmei no mau 1º comentario: contestação interna! estou enganado?

Mas sim, tenho de lhe dar razão. O PSD não é o unico partido em Portugal que tem comportamentos criticaveis. O proprio PS tem. Mas, o que e que o Sr. considera ser "bem pior que o PSD"?


Joao Vinha

benjamim disse...

Em resposta ao meu amigo João eu gostava que todos analisassem este vídeo que eu vou por com o seguinte link e tirassem as vossas próprias conclusões, http://www.youtube.com/watch?v=GQgEklmZyAE !
Em relação ao Dr. Carmona, qualquer partido não deve apoiar um candidato que tenha problemas com a justiça mesmo que seja inocente, relembro lhe o caso da Dra. Fátima Felgueiras, esta sim considerada culpada!

benjamim disse...

se o link não der metam no youtube o seguinte titulo: O pinóquio do séc. XXI

João Vinha disse...

José, eu nao estava a criticar o Sr. Carmona. Na minha opinião, Carmona foi dos que mais fez por Lisboa. Estava a criticar a posição do partido que o devia apoiar. Esclarecida esta situação, vamos ao video. O seu video de facto prova que nem tudo e um mar de rosas. Mas quantas campanhas eleitorais e que corresponderam à verdade? Eu nao sei a resposta a esta pergunta. Você sabe?
Eu penso que se as promessas durante a campanha nao foram cumpridas e porque nao houve possibilidades para tal. Acha que o pais estaria melhor nas mãos do Dr. Santana? Logo o Dr. Santana! O dito cujo acabara de ser demitido do seu cargo. Obviamente nao era a melhor solução para o pais, na altura. Tendo em conta a actual conjectura economica a nivel mundial, era muito dificil fazer melhor que o que se tem feito.
Quanto a Dr. Fatima Felgueiras, nao há discussao possivel.

Joao Vinha

João Simas disse...

É importante discutir os problemas de Lisboa, mas devemos centrar-nos mais nas propostas, nas acções efectuadas, nos problemas e não nas pessoas.
É importante discutir os problemas das autarquias. E, afinal, Lisboa, é a capital do país e na região onde concentram mais pessoas, serviços, indústrias e centros de decisão.