Simba foi um cão, como todos os outros, que entram na vida dos seus donos por alguma razão e ganha em poucos segundos, um enorme significado. Um cão é um companheiro, é um amigo fiel, é quem ouve os nossos desabafos e nos responde com atitudes, que só entre cão e dono, se percebe. O cão é "aquele" que gosta de nós da maneira como nós somos e não pensam em mudar a nossa maneira de ser. Cão transmite paz e amor e ao fim ao cabo, ao cão só lhe falta falar, porque de resto, considero que educados e mimados, são iguais a qualquer ser humano, que seja civilizado e se saiba comportar em sociedade.
O Simba foi morto por um vizinho, com tiros de caçadeira e acabou por falecer nos braços da sua dona. Fui pesquisar sobre a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e conclui que:
Art. 1º: "Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência."
Art. 2º:
"-1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado.
-2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou
explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao
serviço dos animais.
-3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem."
Art. 3º
"- 1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
- 2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem
dor e de modo a não provocar-lhe angústia."
Todos nós animais, uns racionais e outros irracionais, nascemos perante a lei iguais em direitos, e também com direito à própria existência. No entanto não compreendo qual é a dificuldade de algumas pessoas, perceberem isso? Outra das coisas que conclui com estes artigos é que se queremos ser respeitados, temos que saber respeitar. Alias sou da opinião de que se o homem é capaz de mal tratar um animal, também é capaz de mal tratar um ser humano.
Fui pesquisar também sobre o que acontecia, a quem praticava atos bárbaros contra os animais e descobri que já há uma lei que condena os maus tratos, que saiu em 2014.
"Quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias" (...)
"A mesma lei indica que para os que efetuarem tais atos, e dos quais "resultar a morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção", o mesmo será "punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias". in.DN
Afinal o que vai acontecer, a quem pratica estes atos contra animais inofensivo e sem capacidade de se defender? Até hoje ouvi muita coisa, mas nunca ouvi falar de pessoas que foram condenadas a anos de prisão por terem maltratado ou terem morto um animal. A realidade, é que mesmo que isso algum dia aconteça, será que paga a vida do animal? Claro que não. Espero que se faça justiça em relação ao Simba, e que se começa a ter outra noção em relação aos cães/gatos e outros animais, pois as pessoas nos dias de hoje julgam que um animal é um objeto, um simples brinquedo, mas um animal é muito mais que isso. É amor. Atreverei-me a dizer, que é a nossa outra metade.
Webgrafia:
"- http://www.azp.pt/images/DECLARA____O%20UNIVERSAL%20DOS%20direitos%20dos%20animais.pdf- http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4155148
-http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/donos_de_simba_ameacados_de_morte.html"
![]() |
Simba - in.CM |
6 comentários:
O comentário está bem estruturado, achei interessante teres posto as leis e também de teres escolhido este tema. E fico bastante contente e "aliviada" por saber que já há leis que se importam com os animais e que se faça justiça pelos mesmos. Acham que matar uma pessoa é um crime que, peço desculpa a expressão, "OH MEU DEUS", e se for preciso ficam presos para o resto das suas vidas mas matar um animal, que não tem capacidade de se defender, e que o seu único crime é fazer companhia ao dono ou fazer, às vezes, necessidades onde não devem.
É extremamente indecente certos seres humanos acharem-se tão superiores ao facto de pensarem que matar um animal inocente, sem motivo nenhum, irá fazê-los sentirem-se melhores com eles próprios.
Achei bastante interessante teres abordado este assunto, pois a maioria das pessoas vêem os animais como um simples " animal doméstico".As pessoas ás vezes não reconhecem que eles também têm sentimentos e que necessitam de alguém que lute pelos seus direitos.Achei bastante importante teres posto os artigos, pois mostra que a lei está do lado dos animais e precisamos de coloca-las em prática e não ficar somente no "papel".
Este texto está muito bem escrito naquilo em que diz respeito aos direitos dos animais perante a sociedade.
Esta é uma historia muito triste em que talvez o inesperado aconteceu. Por vezes é necessário que aconteçam situações destas para que a sociedade se revolte para com situações idênticas.
Em conclusão e por coincidência tenho um cao da raça leao da rodesia e nao consigo imaginar se tal acontecesse ao Scott
Bom... Em primeiro lugar, acho muito interessante o facto de teres escolhido um tema que dá que falar e que à maioria das pessoas, passa ao lado. Concordo com todos os teus argumentos e acho desumano o modo como o Homem se consegue achar superior a um animal ao ponto de conseguir tirar-lhe o direito de viver!
O grande problema dos animais não é a sua existência, mas a forma como certos donos os tratam.O que põe outros problemas: se há quem se ache no privilégio (não é direito) de tratar de maneira sádica os animais, será que esse mesmo não é também um perigo para a Humanidade? Há direitos, tem que haver bom senso ...
Enviar um comentário