sexta-feira, 13 de março de 2015

Simba - o cão que está a dar que falar

Simba foi um cão, como todos os outros, que entram na vida dos seus donos por alguma razão e ganha em poucos segundos, um enorme significado. Um cão é um companheiro, é um amigo fiel, é quem ouve os nossos desabafos e nos responde com atitudes, que só entre cão e dono, se percebe. O cão é "aquele" que gosta de nós da maneira como nós  somos e não pensam em mudar a nossa maneira de ser.  Cão transmite paz e amor e ao fim ao cabo, ao cão só lhe falta falar, porque de resto, considero que educados e mimados, são iguais a qualquer ser humano, que seja civilizado e se saiba comportar em sociedade.
O Simba foi morto por um vizinho, com tiros de caçadeira e acabou por falecer nos braços da sua dona. Fui pesquisar sobre a Declaração Universal dos Direitos dos Animais e conclui que:

Art. 1º: "Todos os animais nascem iguais perante a vida e têm os mesmos direitos à existência."

Art. 2º:
"-1. Todo o animal tem o direito a ser respeitado. 
-2. O homem, como espécie animal, não pode exterminar os outros animais ou explorá-los violando esse direito; tem o dever de pôr os seus conhecimentos ao serviço dos animais.
-3. Todo o animal tem o direito à atenção, aos cuidados e à protecção do homem."

Art. 3º 
"- 1. Nenhum animal será submetido nem a maus tratos nem a actos cruéis.
- 2. Se for necessário matar um animal, ele deve de ser morto instantaneamente, sem dor e de modo a não provocar-lhe angústia."


Todos nós animais, uns racionais e outros irracionais, nascemos perante a lei iguais em direitos, e também com direito à própria existência. No entanto não compreendo qual é a dificuldade de algumas pessoas, perceberem isso? Outra das coisas que conclui com estes artigos é que se queremos ser respeitados, temos que saber respeitar. Alias sou da opinião de que se o homem é capaz de mal tratar um animal, também é capaz de mal tratar um ser humano. 
Fui pesquisar também sobre o que acontecia, a quem praticava atos bárbaros contra os animais e descobri que já há uma lei que condena os maus tratos, que saiu em 2014. 
"Quem, sem motivo legítimo, infligir dor, sofrimento ou quaisquer outros maus tratos físicos a um animal de companhia é punido com pena de prisão até um ano ou com pena de multa até 120 dias" (...)
"A mesma lei indica que para os que efetuarem tais atos, e dos quais "resultar a morte do animal, a privação de importante órgão ou membro ou a afetação grave e permanente da sua capacidade de locomoção", o mesmo será "punido com pena de prisão até dois anos ou com pena de multa até 240 dias".  in.DN



Afinal o que vai acontecer, a quem pratica estes atos contra animais inofensivo e sem capacidade de se defender? Até hoje ouvi muita coisa, mas nunca ouvi falar de pessoas que foram condenadas a anos de prisão por terem maltratado ou terem morto um animal. A realidade, é que mesmo que isso algum dia aconteça, será que paga a vida do animal? Claro que não. Espero que se faça justiça em relação ao Simba, e que se começa a ter outra noção em relação aos cães/gatos e outros animais, pois as pessoas nos dias de hoje julgam que um animal é um objeto, um simples brinquedo, mas um animal é muito mais que isso. É amor. Atreverei-me a dizer, que é a nossa outra metade. 


Webgrafia:
"- http://www.azp.pt/images/DECLARA____O%20UNIVERSAL%20DOS%20direitos%20dos%20animais.pdf
- http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=4155148
-http://www.cmjornal.xl.pt/nacional/sociedade/detalhe/donos_de_simba_ameacados_de_morte.html"


Simba - in.CM

6 comentários:

Anónimo disse...

O comentário está bem estruturado, achei interessante teres posto as leis e também de teres escolhido este tema. E fico bastante contente e "aliviada" por saber que já há leis que se importam com os animais e que se faça justiça pelos mesmos. Acham que matar uma pessoa é um crime que, peço desculpa a expressão, "OH MEU DEUS", e se for preciso ficam presos para o resto das suas vidas mas matar um animal, que não tem capacidade de se defender, e que o seu único crime é fazer companhia ao dono ou fazer, às vezes, necessidades onde não devem.
É extremamente indecente certos seres humanos acharem-se tão superiores ao facto de pensarem que matar um animal inocente, sem motivo nenhum, irá fazê-los sentirem-se melhores com eles próprios.

Millena Ferraz disse...

Achei bastante interessante teres abordado este assunto, pois a maioria das pessoas vêem os animais como um simples " animal doméstico".As pessoas ás vezes não reconhecem que eles também têm sentimentos e que necessitam de alguém que lute pelos seus direitos.Achei bastante importante teres posto os artigos, pois mostra que a lei está do lado dos animais e precisamos de coloca-las em prática e não ficar somente no "papel".

Millena Ferraz disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Este texto está muito bem escrito naquilo em que diz respeito aos direitos dos animais perante a sociedade.
Esta é uma historia muito triste em que talvez o inesperado aconteceu. Por vezes é necessário que aconteçam situações destas para que a sociedade se revolte para com situações idênticas.
Em conclusão e por coincidência tenho um cao da raça leao da rodesia e nao consigo imaginar se tal acontecesse ao Scott

Catarina Seatra Silva disse...

Bom... Em primeiro lugar, acho muito interessante o facto de teres escolhido um tema que dá que falar e que à maioria das pessoas, passa ao lado. Concordo com todos os teus argumentos e acho desumano o modo como o Homem se consegue achar superior a um animal ao ponto de conseguir tirar-lhe o direito de viver!

João Simas disse...

O grande problema dos animais não é a sua existência, mas a forma como certos donos os tratam.O que põe outros problemas: se há quem se ache no privilégio (não é direito) de tratar de maneira sádica os animais, será que esse mesmo não é também um perigo para a Humanidade? Há direitos, tem que haver bom senso ...