segunda-feira, 9 de março de 2015

A ''Sagrada Família'' de Évora

 Certamente todos aqueles que por Évora vivem ou passeiam já se depararam com as grandes obras que estão a decorrer na Igreja de São Francisco, perto do jardim público. 
Tanto por fora como por dentro, andaimes decoram a Igreja (considerada monumento nacional) e inúmeros trabalhadores restauram e recuperam-na das represálias deixadas pela demolição do Convento Franciscano, outrora ali existente, e pela ação do tempo. 
A chefiar o projeto encontra-se o arquiteto Adalberto Dias, que após cerca de dois anos a estudar a construção e arquitetura da Igreja, decidiu quais as melhores intervenções a serem efetuadas: reconsolidação da estrutura e reabilitação de uma parte, até então, oculta. Assim, serão criados dois novos museus, um nas celas do antigo convento (onde constará o espólio da Igreja) e outro nas galerias por cima das capelas laterais (local onde se encontrará a coleção de presépios do General Canha da Silva).
 Desta forma, pretende-se recuperar o sítio de culto, privilegiando o espaço de oração, e atrair mais turistas para a cidade e para a Igreja. Apesar do decorrer das obras, a Igreja encontra-se aberta para aqueles que queiram observar o processo de recuperação.

A Capela dos Ossos, localizada na Igreja de São Francisco, será também alvo de intervenções de modo a consolidar as ossadas existentes e a acrescentar um painel interpretativo do arquiteto Siza Vieria, subordinado à vida e ressurreição, no entanto, não se encontra encerrada para turistas. 
As obras, comparadas às existentes na Sagrada Família, em Barcelona, terão uma duração mais curta, perto de 12 meses, e foram financiadas pelo Fundo Europeu de Desenvolvimento Regional (em cerca de 2,2 milhões de euros) e pelo programa JESSICA, sendo um investimento que ultrapassa os 4 milhões de euros. 

1 comentário:

João Simas disse...

É a igreja que tem a maior abóbada em Portugal. Uma igreja e convento que foi palco de muitos acontecimentos em Portugal, sobretudo na época dos descobrimentos. É também por esta e por outras, e todo o conjunto urbano que Évora é património não só de Portugal, mas da Humanidade.