quarta-feira, 18 de março de 2015

Os Rôbos Inteligentes
















Estamos em pleno seculo XXI e as tecnologias crescem todos os dias sem que possamos experimentar o exterior do mundo interativo.
Vou falar sobre robôs inteligentes, quando dizemos robôs inteligentes pensamos naqueles que aparecem na “Guerra com as estrelas” ou em “Star Wars” no entanto estas são tecnologias irreais e ao mesmo tempo reais.
São rôbos que efectuam tarefas cansativas e repetitivas, no entanto podemos questionar-nos será que estes rôbos irão afetar o mercado de trabalho? A resposta é claramente que sim. Maquinas para facilitar a vida das pessoas no entanto acaba com muitos postos de trabalho. Temos um otimo exemplo os portageiros que hoje em dia estão em extinção pois são substituidos por máquinas que tentam fazer o mesmo trabalho, não tão completo porque não temos o contacto direto com o funcionario ali temos uma máquina que fala conosco.
No entanto nem todos os postos de trabalho podem ser substituidos por rôbos isso depende do tipo de profissão.
A área com maior risco de serem subtituidas por rôbos são as administrativas, de transporte, vendas e serviços, construção e fabricação. No entanto as áreas como serviços financeiros, advocacia, engenharia, ciência, educação, artes, e outros, correm menos riscos. Existe esta diferenciação pois aquelas atividades que necessitam de mais criatividade não podem ser substituidos por rôbos.
É facil perceber a importancia destes rôbos na indústria pois com eles as empresas ganham tempo, há uma redução nos defeitos dos produtos e obtem-se alta produtividade a baixo custo.
Um estudo revela que em 2029 os rôbos serão mais inteligentes que o homem. Estão a ser criadas máquinas para serem capazes de  entender o que dizemos, aprender com base em experiências e até dizer piadas.
São muitas as mentes de cientistas satisfeitas pela evolução da tecnologia, no entanto mentes brilhantes e extraordinárias estão preocupadas se a tecnologia e as maquinas não ocuparão o mundo.
Assim, é necessario começarmos a refletir sobre este tema para evitarmos surpresas, pois à velocidade que as tecnologias avançam é importante estarmos preparados para tal acontecimento.

3 comentários:

Unknown disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Unknown disse...

Escolhes-te bem este tema para debater, contra ou a favor dos rôbos, eis a questão. Tendo em conta a utilidade que os "rôbos inteligentes" nos podem proporcionar eu considero que o avanço tecnológico neste tema está a avançar rápidamente, já temos grandes exemplos como o que referiste das portagens, onde um grande numero de trabalhadores foi trocado por máquinas, pois as máquinas oferecem grandes condições favoráveis, são mais económicas e, devido a este avanço, têm pouca probabilidade de falhar. Com isto concluo que estamos a aproximar-se de um futuro não muito longínquo rodeado de rôbos a fazer as mais diversas tarefas , tal como já há aspiradores inteligentes, mas com isto também um grande número de desemprego.. seja o que o Homem quiser.

João Simas disse...

A questão é antiga e continua atual. Já durante a revolução industrial havia movimentos a destruir as máquinas, como os luddistas na Inglaterra.
Mas será possível apenas reagir contra inovações que destroem empregos (situação real)? Uma forma de contrariar isto é a educação que permite outras formas de trabalho. E também se pode pôr a questão: se há trabalhos em que máquinas podem substituir os homens, por que não permitir aos homens menos tempo de trabalho, que poderia ser aproveitado para outras atividades, lazer, cultura ...?