quarta-feira, 18 de março de 2015

A pena de morte, punição ou crime?

Todos os dias são executados prisioneiros pelo mundo fora sejam eles homens, mulheres ou até mesmo crianças consideradas perigosas.
A pena de morte é uma punição extrema, aplicada em diversas situações variando de país para país sendo os crimes puníveis: homicídio qualificado, falsas profecias, prática de feitiçarias, assaltos á mão armada, homossexualidade e adultério, terrorismo, traição ao país em caso de guerra, entre outros...
Existem várias formas de aplicar esta punição, atualmente são ainda utilizadas a decapitação, o apedrejamento, a injeção letal (mais usada), o fuzilamento, o enforcamento e a cadeira elétrica
Desde a criação do ONU, esta punição extrema, foi já abolida em 132 países, no entanto continua em vigor em muitos países como é o caso dos EUA ( em 32 estados), da China, Irão, Iraque, Arábia Saudita, Somália, Coreia do Norte, etc. Estes justificam o uso da pena de morte como uma forma de reduzir a criminalidade mas não será também esta uma forma de crime?
Este é um tema sensível pois as opiniões sobre a aplicação desta punição diferem de pessoa para pessoa, porém é um tema que precisa de ser falado, tratado e bem pensado.
A pena de morte destina-se a castigar indivíduos que cometem "crimes" mas qual é a diferença entre esta punição e um homicídio qualificado? Ao aplicar a pena de morte não estamos também a matar alguem? Não estamos também a tirar a vida a um ser humano, seja ele criminoso ou não? Não estamos a tirar um filho a alguém de forma premeditada tal como faz um assassino?
São questões que precisam de ser debatidas e pensadas, pois uma vez tomada a decisão não á volta a dar, é uma decisão permanente.
Há, claro, situações de crimes realmente graves e desumanos que merecem ser punidos mas será esta a melhor forma ou deveria ser arranjado outro método de castigo permanente?!
Até por que esta punição pode causar sofrimento mas esse sofrimento acaba é do momento e quem acaba por sofrer é a família do condenado que não tem culpa do crime cometido ou não cometido pois continuam a ser condenadas a esta punição pessoas inocentes como é o caso dos homossexuais que são descriminados, ou das pessoas que praticam o adultério.

2 comentários:

Anónimo disse...

Discordo totalmente contigo. Segundo o que escreveste, dizes que a eutanásia também é um crime, e que é injusto tirar um filho a uma família assim sem mais nem menos. Já, por acaso, pensaste nas coisas de outra maneira? Pessoas matam por diversão e apenas por prazer. De quem é a culpa da morte desses inocentes? Os homicidas, como é claro. Diz-me: se vivemos numa democracia, onde todos os cidadãos usufruem dos seus direitos livremente e de igual modo (nos países mais desenvolvidos), por que raio um homicida tem de matar apenas porque quer e sair impune? Tirou vidas! Um bem muito precioso. Os criminosos não podem andar aí a matar às boas. Se matam alguém, merecem morrer também, assim é a justiça.

João Simas disse...

Há que distinguir as coisas. Eutanásia é outra questão.
Portugal foi um dos primeiros países do mundo a abolir a pena de morte. Mas antes quer fosse o "estado", quer a Inquisição a morte era um espetáculo de elevado "masoquismo".
Uma pergunta que se pode fazer é: tem os estado o direito de acabar com a vida de alguém?
Outra, mais pragmática: resolve alguma situação? Se, por determinado crime alguém é condenado à pena de morte, tanto faz praticar um crime como muitos. A sociedade fica mais segura?
Até agora, nada prova que os países onde existe pena de morte sejam mais seguros que outros onde não existe.Há mais factos a provar o contrário.