terça-feira, 3 de março de 2015

MEC vai colocar nos quadros 1453 professores que estavam a contrato

O Ministério da Educação e Ciência (MEC) vai fazer entrar nos Quadros de Zona Pedagógica das escolas 1453 professores que, nos últimos anos, têm trabalhado no ensino público com contratos a termo. O concurso intercalar para a vinculação destes professores arranca na próxima semana e estará concluído a tempo do início do próximo ano lectivo. Esta medida responde à directiva comunitária que obriga a dar um vínculo estável a docentes com contratos sucessivos.
Este processo de vinculação destina-se a professores que tenham tido cinco contratos sucessivos, anuais e completos, no mesmo grupo de recrutamento. A verificação dos docentes que cumpriam estas condições levou à abertura de vaga no quadro de zona pedagógica onde se situa a última escola em que o docente leccionou, totalizando 1453 vagas. A portaria que fixa estes lugares foi publicada esta sexta-feira em Diário da República. Na próxima semana, será publicado pela Direcção-Geral da Administração Escolar (DGAE) o aviso de abertura do concurso, ao qual os docentes têm dez dias úteis para se candidatarem.
Esta revela-se ser uma boa noticia não só para os professores desempregados mas também para os alunos que são uns dos mais afectados pela não colocação de professores. Veremos se esta notícia é o prenúncio de uma melhoria da educação que está a chegar.

1 comentário:

João Simas disse...

Pode ser positivo para a Educação, mas também convinha refletir sobre outros problemas educativos.