terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Lei do Tabaco

Eu como fumador acha esta lei tenho bastantes lacunas, mas como é óbvio nem tudo é mau, por exemplo, acho que é uma vantagem que em restaurantes não se possa fumar pois é muito desagradável quando nos estamos a comer alguém que esta a mandar fumo para cima de nós.
Mas no caso de bares e cafés acho que deveria ser o dono desse estabelecimento a decidir se deveria ou não se puder fumar lá dentro pois há muitos cafés que perdem bastantes clientes por causa dessa lei, em benefício de outros que tem sistemas de ventalisação onde se pode fumar.
Mas também tenho de referir que esses sistemas não são de modo algum unânimes pois ninguém sabe, nem mesmo a ASAE, o que se pode ou não usar.
Mas um fumador ter de ir passar frio para puder “matar” o seu vicio enquanto esta a tomar o seu café ainda é o menos pois eu na minha escola tenho de sair até ao portão, quer faça chuva quer faça sol, para fumar pois se tiver dois metros para dentro desse portão já vai contra a lei eu sinceramente não acho isto correcto pois, a justificação da lei do tabaco foi o proteger a saúde dos não-fumadores, é por isso que eu acho que se poderia fumar dentro da escola pois estar um metro dentro ou um metro fora ou dentro o portão é indiferente para a saúde dos meus colegas já que o ar que respiram é o mesmo.
Para concluir acho que esta lei apesar de proteger bastante os não-fumadores é uma lei que prejudica imenso os fumadores chegando ao cúmulo em que fumar é quase um crime e que para ter o prazer de fumar um cigarrito se ter de quase sujeitar ao sol, à chuva, ao frio e ate mesmo em algumas situações á neve.

3 comentários:

inescalisto disse...

Como também fumadora que sou, concordo em parte com o Tiago. Acho que esta lei apesar do choque que teve inicialmente, até nao foi muito mal pensada. Concordo com a parte em ser proibido fumar em restaurantes pois é bastante incomodativo estar a comer e levar com o fumo. Mas discordo quando diz que em bares e cafés deveria ser o dono a decidir, acho que deve ser igualmente proibido(dependendo do espaço) pois muitas vezes, antes desta lei ser imposta, quando ia sair ou beber café (principalmente naqueles lugares mais pequenos) chegava-se a um ponto que o fumo era tal que os olhos começavam a arder e a chorar. Sei que é bastante incomodativo estar a meio de um café e ter que vir à rua fumar um cigarro, mas sendo assim os cafés e bares deveriam ser todos obrigados a ter sistemas de ventilação e assim evitava-se a nuvém de fumo que se fazia sentir e os fumadores terem de vir à rua.

Tiago P. Nunes disse...

Em resposta ao que tu postas-te, eu acho que o dono deve de decidir porque ao não deixar fumar perde um tipo de clientela e ao deixar perde outro e tu tens a opção de escolher se queres ou não frequentar aquele estabelecimento, mas admito que tu tens uma certa razão pois as vezes é bastante incomodativo estar um local onde é difícil de respirar, assim concordo que os cafés deviam de ter o mínimo de ventalisação mas a verdade é que a ultima palavra é sempre tua, podes ou não frequentar aquele café, bar o que quer que seja….

João Simas disse...

Se o problema é o fumo e a saúde, porque não encontrar parâmetros legais e medi-los? Quem é que sabe quais os níveis de poluição (dióxido de carbono etc.) que devem ser admitidos por esta lei?
Os donos estão a decidir de acordo com índices?
Alguém sabe quais são os aparelhos certificados para extracção do fumo?