segunda-feira, 8 de dezembro de 2008

Internet e aprendizagem

A internet é hoje um recurso indispensável no nosso dia a dia e um instrumento de extrema importância, permitindo-nos ter acesso à informação, comunicar e prestar e usufruir de serviços que facilitam as nossas vidas.
Para mim a importância da internet e das tecnologias em geral e a sua utilidade é incontestável, mas quanto ao seu papel na aprendizagem tenho algumas reservas. Apesar do domínio destas tecnologias ser indispensável na sociedade moderna, o recurso a elas só favorece a aprendizagem, se forem utilizadas de forma moderada e correcta. De facto, muitas vezes confundimos o papel destas tecnologias encarando por exemplo a internet como criadora da informação e não como o que ela é verdadeiramente - “um arquivo gigante de informação”. A internet não resolve problemas, nem dá soluções, apenas divulga os conhecimentos, estudos de pessoas que decidiram através dela partilhar informação. Se nós nos limitarmos a copiar o que encontramos na Internet como acontece muitas vezes hoje em dia, não só pervertemos a função da internet como fomentadora do conhecimento tornando-a uma fonte de estagnação, como a tornamos inimiga da aprendizagem. A internet deve ser utilizada como uma fonte de informação através da qual, com as informações que nos disponibiliza, podemos criar nova informação, e não como é utilizada hoje nas escolas ou seja como uma espécie de maquina que substitui os cérebros dos alunos que apenas se limitam a adaptar o que lá encontra sem acrescentar nada à informação que já existe, não favorecendo a aprendizagem, mas antes prejudicando-a.
Na minha opinião e um recurso que deve ser usado na educação mas não em excesso e nunca fazendo dela uma substituta dos nossos cérebros pois sem eles nem a própria internet existiria pois não podemos esquecer que a informação que ela disponibiliza foi criada por pessoas como nos que não se limitaram a copiar.

2 comentários:

João Simas disse...

A questão está bem posta. Antes da tecnologia estão as ideias e as metas. Se não houver empenho na sua utilização com o objectivo de formar as pessoas podem tornar-se um luxo desnecessário.
Mas isso também não pode servir de desculpa para evitarmos o mundo actual.
O "copy and paste" é prejudicial, sobretudo para quem o faz e um insulto a quem trabalhou para acrescentar alguma coisa ao conhecimento. Mas é a mesma atitude de quem copia, seja pelo vizinho, seja por um livro que não se quis citar.
E, se a tecnologia pode facilitar a vida e libertar para uma melhoria dos estudos, por que não utilizá-la? Se podemos até, por exemplo, consultar um livro ou uma biblioteca num computador, qual a necessidade de andar milhares de quilómetros para ir a essa biblioteca, o que só é acessível para alguns? Se podemos comunicar "on-line" para quê gastar tempo e papel com outros meios?

João Zorrinho disse...

Sim eu concordo.
Mas a questao nao e as vantagens da internet na aprendizagem mas sim as desvantagens que advem do mau uso que infelizmente , geralmente lhe damos