domingo, 14 de dezembro de 2008

Cinema de Évora

Como já deve ser do conhecimento de todos, o cinema de Évora vai fechar no próximo mês de Fevereiro, pois o espaço vai ser transformado na nova esquadra da PSP de Évora. O presidente da autarquia, José Ernesto Oliveira, diz que como alternativa provisória a Universidade de Évora e a Zon Lusomundo estão envolvidos no processo da solução, em que um dos auditórios da Universidade vai acolher os cinemas.
Outra das alternativas que já se verifica a algum tempo é os filmes S.O.I.R que podem ser vistos terças e quintas no auditório soror mariana.
Acho que a nossa cidade já deveria ter um cinema com mais salas, com uma escolha maior de filmes, mas em vez de evoluir verifica-se o contrario a cidade de Évora corre o risco de ficar sem cinema.
Agora resta ver quanto tempo vai ser a alternativa provisória que o presidente arranjou, se vai continuar como provisória, se vai criar um cinema como deve de ser e que Évora já merece a algum tempo ou se vamos deixar de ter qualquer opção.

2 comentários:

Ana Filipa Pereira disse...

Realmente é muito triste o que está a acontecer em Évora. Das "50" boas ideias que levaram para a frente o candidato do PS à câmara municipal apenas duas ou três foram cumpridas. Óptimas vias circundantes à cidade e respectivas rotundas dignamente decoradas, óptimo Parque de Feiras e Exposições, óptimas condições de higiene e limpeza dos arruamentos e praças, óptima iluminação, nas ruas e praças, nos Bairros limítrofes e principalmente nos monumentos e um Parque Desportivo Municipal com a respectiva Pista de Atletismo foram algumas das ideias do Dr. José Ernesto que apesar de concluídas não o estão como o previsto, uma vez que algumas destas coisas mal têm utilização pois a produção de eventos não é o ponto forte da autarquia.
Um extraordinário Fórum/Centro Comercial, uma extraordinária Fábrica da Skylander a funcionar em pleno ,com centenas de encomendas e cerca de 2000 postos de trabalho, o arranjo urbanístico do Rossio e um novo Hospital Regional de Évora não passaram de brilhantes ideias…
Para piorar o cenário temos ainda o resultado do “sofrimento por antecipação” do nosso presidente da câmara, e respectivos companheiros, como é o caso de rotundas e acessos inacabados por todo o lado e as portas do cinema a fecharem-se a qualquer momento…
A cultura, a economia e a qualidade da cidade a andarem para trás ,em relação a outras cidades de Portugal, até mais pequenas e que nem são capitais de distrito, e nós, Eborenses a ficarmos mais uma vez na mesma…

anasimoes disse...

É uma vergonha e uma tristeza saber que daqui a sensivelmente 2 meses iremos ficar sem cinemas. Não sou assídua nas idas ao cinema, sempre que podia e algo me agradava ía, agradava-me a ideia de ter um na minha cidade, pelo menos ainda tinhamos algo interessante. Évora parou no tempo, não há nenhum projecto que seja realmente aliciante, em vez de tomarem medidas que motivam a populção fazem exactamente o contrário, os projectos que há não são interessantes. Escusado será dizer que só vamos ter um novo cinema se a construção do forúm avançar para a frente, o que talvez não aconteça!
Ficamos num ímpasse sem saber o que irá acontecer, mas de certeza que ficaremos sem um 'posto' de entretinimento em Évora, a este ponto já nada nos resta.