terça-feira, 2 de dezembro de 2008

Actividades segundo o programa

Considerando os objectivos do Programa, as actividades de ensino-aprendizagem devem ser estruturadas de modo a garantir a efectiva participação dos alunos. É essencial a selecção, por parte dos professores, de materiais diversificados, como livros, textos, filmes, notícias, entre outros, como suportes sistemáticos da aprendizagem. A participação dos alunos deve assumir a forma de textos/comentários escritos (p. ex., resumos e pequenos ensaios) e esquemas.
Assim, e sem prejuízo de os professores poderem utilizar outras estratégias que considerem adequadas às suas turmas e ao nível sociocultural dos alunos, apresentam-se algumas sugestões metodológicas, a seleccionar de acordo com as características das turmas e com os objectivos e conteúdos programáticos específicos:
- Leitura e análise de textos fundamentais de Ciência Política;
- Visionamento e discussão de filmes, documentários e reportagens;
- Pesquisas na Internet;
- Visitas de estudo a instituições como a Assembleia da República, o Palácio de Belém, o Museu da Presidência da República, órgãos do poder local, entre outros;
- Conferências com oradores convidados, oriundos do meio académico e do meio político (como, por exemplo, as associações dos ex-deputados da Assembleia da República e dos ex-eurodeputados);
- Realização de debates entre os alunos;
- Apresentação oral e escrita de peças políticas, como manifestos, abaixo-assinados, petições, programas e cartazes;
- Elaboração de esquemas, resumos, relatórios, textos argumentativos (por exemplo, simulação de discursos políticos) e pequenos ensaios;
- Edição dos trabalhos escritos e sua divulgação, por exemplo no jornal da escola, ou em páginas da Internet criadas para o efeito;
- Estabelecimento de contactos com institutos de investigação e departamentos universitários de Ciência Política, para obter informação sobre a disciplina.
Como a competência argumentativa é fundamental no mundo em que vivemos, os professores devem incentivar os alunos a exprimirem, oralmente e por escrito, opiniões devidamente fundamentadas, no sentido de ajudar os jovens a construírem argumentos sustentados e coerentes.
É também importante que os professores promovam a leitura e a análise, nas aulas, de alguns dos textos fundamentais da disciplina. Tal análise deve ser orientada, metódica e sistemática, devendo ainda possibilitar aprendizagens diferenciadas.
Porém, a leitura e a análise de textos devem estar sempre ao serviço do desenvolvimento de todas as competências enunciadas.
[...]
Destacam-se ainda os seguintes recursos, sem prejuízo de utilizar outros:
- Peças jornalísticas retiradas de jornais, revistas e meios audiovisuais;
- Equipamento de vídeo;
- Mediateca;
- Biblioteca;
- Meios informáticos, com ligação à Internet;
- Expositores de parede;
- Retroprojector e acetatos.
Quanto às pesquisas na Internet, para que os alunos as possam efectivamente realizar e para que as aulas tenham um carácter mais prático e menos expositivo, seria desejável que pelo menos uma das aulas semanais fosse realizada numa sala equipada com computadores ligados à Internet. Recomenda-se aos professores especial cuidado com a selecção dos sítios a visitar, cuidado este que é extensível aos meios de comunicação cuja consulta promoverão.

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