terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Eutanásia

A eutanásia por definição é o acto de , matar intencionalmente alguém .Não é um fenómeno recente,a eutanásia é algo que tem acompanhado o homem ao longo a sua história.
Hoje em dia a estanásia é um tema bastante polémico, dividindo opiniões.
Por um lado temos a opinião de médicos, uns acham que a eutanásia devia ser legalizada, afirmando de que nenhum ser humano tem o direito de ser ” obrigado” a sofrer, que têm o direito de pôr fim a sua vida, uma vez que para muitos, aquilo já não é viver, nem sobreviver, é apenas sofrer. Por outro, temos os médicos que são contra a legalização da eutanásia, dizem que a sua legalização não é uma forma de ter uma ” morte digna”.
Depois temos a perspectiva dos doentes, que são aqueles que mais sentem na pele, são eles que, mais argumentos têm e mais podem falar desta situação. Questionam-se se há alguma lei que obriga o ser humano a permanecer num sofrimento contínuo. Os defensores da legalização da eutanásia afirmam que não faz sentido forçar uma pessoa numa fase terminal a permanecer em sofrimento, sem qualquer qualidade de vida.Por outro lado temos os argumentos contra que estão presentes nas diversas áreas da nossa sociedade, religiosos, politicos, éticos, afirmam que a prática de eutanásia vai contra o direito de vida de qualquer ser humano.

1 comentário:

João Simas disse...

A decisão não pode estar dependente dos médicos, embora estes tenham a sua deontologia.
O problema é ético e político e, sendo político, compete aos representantes da sociedade decidir.