terça-feira, 16 de dezembro de 2008

Bush leva com sapato


Durante uma conferencia de imprensa do ainda Presidente dos EUA, George W. Bush, algo inédito aconteceu. Enquanto Bush discursava, um jornalista iraquiano que estava na plateia a asssistir atirou-lhe com os seus dois sapatos. A intenção do jornalista era mesmo acertar-lhe (felizmente a pontaria não deve ter sido a melhor) e ainda proferiu algumas palavras dirigidas ao presidente que passo a citar: “Toma o teu beijo de despedida, cão!".
Talvez não tenham achado o incidente tão gravoso assim até porque, vendo bem, são só uns sapatos. Mas o que acontece é que, para os árabes, atirar sapatos a alguém é a pior coisa que se pode fazer e o mesmo se aplica ao termo “cão” que é tido como um grande insulto pelos árabes.
É aceitável o descontentamento que se sente por parte dos iraquianos, ninguém gosta que a sua terra seja invadida por estrangeiros e que, ainda por cima, a guerra se instaure. Mas, por outro lado, quando se toma uma atitude daquelas, perde-se toda a razão. Devo dizer até que acho uma falta de respeito e uma falta de educação o sucedido, por mais motivos que existam, nada justifica a violência tanto física como verbal.
O jornalista tentou fazer justiça com as próprias mãos e até foi visto no Iraque como um herói. Nos EUA já tal não acontece, estando ele preso e sujeito a uma pena de prisão que pode ir até dois anos. Afinal, para que serviu isto?!

1 comentário:

João Simas disse...

Se não houvesse televisões e sensacionalismo talvez não tivesse havido este incidente.
Resta perguntar como se vai resolver o problema do Iraque e as relações com os países árabes