quinta-feira, 20 de novembro de 2014

Os países do Terceiro Mundo e os problemas sociais

Muitos dos problemas sociais, tais como a pobreza, têm presenciado um aumento significativo, resultado de vários factores. No entanto, o principal factor é a globalização que o mundo tem presenciado.
Todas as questões abrangidas sobre a desigualdade social e seus factores estão presentes em todos os países do mundo, inclusive os países que se incluem nas grandes nações, contudo, é mais visível esse problema nos países subdesenvolvidos.
Actualmente é possível nomear-se vários factores ao subdesenvolvimento de diversos países, sendo que os mais importantes são:
*       Distribuição da renda: que é um processo mais visível nos países capitalistas, favorecendo o incremento de uma formação de bolsões relativos à pobreza. A disparidade da distribuição da renda é provocada, na maioria dos casos, na concentração de riqueza numa determinada parcela da população. Com isso, existem vários processos que procuram uma melhoria na distribuição dos rendimentos, mas nem sempre obtêm êxito. Contudo, a classe menos favorecida tem mais dificuldade, pois é composta por pessoas com pouca instrução, sendo assim mais propícia à manipulação.
*       Baixos índices de escolaridade: o índice de escolaridade é um factor que está directamente ligado à falta de recursos financeiros que é comum à grande maioria da população. A baixa escolaridade da população nos países subdesenvolvidos é proveniente na maioria das vezes de situações em que crianças se encontram em idade escolar são obrigadas a integrar o mercado de trabalho, quase sempre informal, para contribuir na renda familiar, isso momentaneamente é positivo para a família, mas posteriormente esses indivíduos serão trabalhadores adultos com baixa qualificação e encontrarão dificuldades para se colocar no mercado de trabalho. Resultado disso, esses trabalhadores vão trabalhar em empregos que exigem pouca qualificação e que oferecem baixos salários.
*       Problemas de moradias: a maior parte da população dos países subdesenvolvidos habitam em residências que se encontram em lugares marginalizados desprovidos de infra-estrutura de serviços básicos (pavimentação, esgoto, água tratada entre outros) e geralmente as casas ou barracos são extremamente precárias e às vezes sub-humanas. Em diversos países a marginalização desses bairros e da cidade, foi acrescido pelo intenso fluxo de pessoas que migraram do campo para a cidade, no qual esse processo é denominado como êxodo rural. Com o intenso fluxo, os centros urbanos não conseguiram absorver o contingente de pessoas, além disso, o mercado de trabalho não ofereceu colocação a todos, e por vezes essas pessoas não tinham qualificação, agravando ainda mais o problema.
*       A fome e a desnutrição: a falta total ou parcial de alimentos atinge uma enorme parcela da população mundial, em alguns lugares do mundo as pessoas ficam até dias sem alimento em outros elas ingerem esse de forma pouco balanceada, ou seja, não consomem todos nutrientes indispensáveis a manutenção da saúde. Dessa forma essa população atingida não possui rendimentos sequer para adquirir o alimento diário. 

*       Saúde: os problemas de saúde são decorrentes da falta de uma boa alimentação, moradias sem condições sanitárias e falta de comprometimento do poder público na implantação de medidas necessárias para amenizar os problemas dessa ordem. Os problemas sociais (alimentação, moradia, distribuição de renda, escolaridade) levam a mortalidade infantil e compromete a elevação na expectativa ou esperança de vida da população, principalmente dos excluídos.

1 comentário:

João Simas disse...

Veja esta página e retire conclusões rapidamente.

http://www.mundoeducacao.com/geografia/paises-subdesenvolvidos-os-problemas-sociais.htm