quarta-feira, 12 de novembro de 2014

De que forma é que a música influencia a sociedade?

A música não serve só para entreter.  A música é uma forma de mostrar um ponto de vista, criticar algo, uma forma de resposta face a um problema, até mesmo ajudar. A música transmite emoções criando uma ligação com o ouvinte. Existe vários tipos de música, e a meu ver, cada género de música corresponde-se uma mensagem diferente.
Todos os cantores têm uma mensagem nas suas músicas que visam, pelo menos tentar, mudar o mundo, mudar a mentalidade das pessoas contando as suas histórias. A música tem, portanto, um grande impacto na sociedade, na cultura. Por exemplo, a música “Sr. Presidente” do cantor, bastante conhecido, Dillaz, faz uma crítica ao governo e à sua forma de actuação, é uma resposta face às medidas utilizadas por parte do mesmo. ( “Esta é a minha carta escrita, Sr. Presidente, Tenho reparado que a vida ‘pra si é diferente” / “Não invista pro seu luxo, não gaste no que não convém, Se o meu povo investe dez, vocês chegam e roubam cem”).
Nem sempre a música é vista desta maneira, há pessoas que só ligam para a “batida” e não muito para a mensagem da mesma.  Porém, a música está muito ligada à cultura de cada país. A letra, a música cria uma ligação com a sociedade, as emoções que ganhamos quando ouvimos um tipo de música. Os meios de comunicação fazem questão de distinguir os géneros, isto é, dar mais importância a um tipo do que a outro tendo em conta que têm que satisfazer o gosto dos ouvintes o que leva a uma “formação” igual da mentalidade das pessoas. Por consequência traz benefícios para a economia dos países pois compramos CDS, vestuário, objectos, entre outros, contudo não com tanta frequência.



Em suma, na minha opinião, a música influencia-nos de tal forma que a arte em questão molda as nossas mentes, o nosso vestuário, a nossa personalidade. Tudo isto de uma forma relativamente inconsciente.Hoje em dia, os adolescentes não conseguem “viver” sem música. Nos dias de hoje, os adolescentes refugiam-se na música. Estão felizes ouvem música para festejar, estão tristes ouvem música para afogar as mágoas, estão zangados ouvem música para interiorizar a raiva, entre outros exemplos. Este fator traz também benesses para a economia como referi acima. A música é, deste modo, uma grande parte da cultura.
 

4 comentários:

Raquel Cetra disse...
Este comentário foi removido pelo autor.
Raquel Cetra disse...

É verdade que a música influencia a sociedade e as mentes e como foi referido aqui, é um refúgio para todos nós e faz parte da nossa cultura, por exemplo a música de intervenção, que acaba por apontar os defeitos da sociedade, dão-nos uma perspectiva das realidades. Como Dillaz, temos Zeca Afonso e por exemplo os Xutos e Pontapés com a música "Sem Eira nem Beira".

Anónimo disse...

Exacto! A música para além de estar bastante presente na nossa cultura consegue moldar as nossas personalidade, a nossa maneira de pensar!

João Simas disse...

A música sempre influenciou a sociedade e de diversas formas. Veja-se a influência do cante alentejano, onde ele era cantado (no trabalho, nas tabernas, nas praças e o impacto que tem ouvir um coro a "encher" uma rua; veja-se a diversidade do fado. Refiro especialmente estes dois, porque um já foi considerado Património Imaterial da Humanidade e o outro está a caminho de o ser. Poderia ainda falar na importância da ópera na resistência italiana contra a ocupação austríaca e a construção do nacionalismo italiano ou das bandas filarmónicas, como elementos das identidades locais ou de grupos, até políticos ..., para não falar da oposição antes do 25 de abril, como já referiu a Raquel ou até dos tempos da Restauração (1640 ..., em que D. João IV ouvia e discutia música antes dos conselhos de guerra.