quarta-feira, 15 de abril de 2015

Evolução das relações entre Cuba e EUA



A relação dos Estados Unidos com Cuba teve início a 27 de maio de 1902, mas os problemas começam a 1950 com um grupo revolucionário chefiado por Fidel Castro.
No contexto da Guerra Fria, o regime Cubano revelou-se uma referência de comunismo quando estabeleceu relações com a União Soviética em 1960.
Os demais investimentos americanos feitos em cuba foram espoliados pelos irmãos Castro, deixando cuba dependente da URSS.
Desta forma, cortaram relações a 3 de janeiro de 1961 após o triunfo da revolução cubana e de Fidel Castro.
Após a queda do regime soviético em 1989 , cuba viu-se a braços  com a  Lei Torricelli (1992) e à Lei Helms-Burton (1996) que impediam qualquer tipo de contacto por parte dos americanos com a economia cubana.
Em 2000 , houve uma quebra no que dizia respeito a parcerias de cuba com outros países inclusivamente os EUA.
Com a renuncia de Fidel castro, contraditoriamente ao mesmo, o seu irmão mostrou alguns sinais de uma possível abertura que ao que tudo indica será um caminho moderado com noção dos limites para uma melhoria da relação dos EUA com cuba.
No final do ano passado, a abertura de relações politicas entre os mesmo veio acompanhado de uma negociação para libertarem o americano preso em cuba e três cubanos presos nos EUA vendo assim prespetiva de uma nova fase entres estes.

Como tal este acontecimento tem uma importância histórica pois foram declaradas publicamente as suas intenções para a sua reaproximação na passada semana.

Sem comentários: