terça-feira, 14 de abril de 2015

Álcool só para maiores de 18 anos


A legislação que vigora atualmente dita que as bebidas chamadas destiladas, como o vinho e a cerveja, podem ser consumidas a partir dos 16 anos. Já as bebidas espirituosas (bebidas brancas) podem ser consumidas a partir da maioridade.
As notícias que saíram hoje dão conta da intenção de mudar esta legislação, passando a ser proibida a venda de todo o tipo de bebidas alcoólicas a menores de 18 anos.
Existem dois pontos que estão a levantar polémica relativamente a esta questão: o cumprimento da lei e a influência económica.
A maioria das pessoas, onde me incluo, acredita que esta nova lei não irá ser cumprida, tal como a lei atual não o está a ser. Há certamente alguém que, para além dos infratores da lei, contribui para o estado a que chegou a juventude portuguesa: os pais e os comerciantes.
 Na minha opinião pessoal, os pais são os principais culpados dos adolescentes (e até mesmo antes da adolescência) chegarem a pontos extremos aquando do consumo de álcool. Não é muito difícil sair à rua e encontrar jovens de 13 anos manifestamente alcoolizados e outros a atingir mesmo o coma alcoólico. O alerta para os efeitos do álcool deveria começar em casa e não nas escolas. A ideia de que a educação das crianças e jovens apenas provém do que se apreende nas escolas está a ter cada vez mais influência na sociedade de hoje em dia. Apesar das escolas fazerem alertas para o consumo de álcool e drogas, esse alerta nunca é suficientemente forte para combater a mentalidade da juventude de hoje. Simples gestos em casa, como a proibição de sair até x horas ou a redução da quantia que os pais dão aos filhos para sair à noite, podiam prevenir piores cenários. É certo que um amigo ou outro acaba por fazer o favor de pagar uma bebida ao amigo que não tem dinheiro para tal, mas aí destaco o papel que os comerciantes têm nesta questão.

Envolvidos com o segundo ponto que referi, a influência económica, estão os comerciantes. A crise, na minha opinião, está a afetar também esta questão. Os comerciantes querem é vender para obter lucro, portanto a tarefa de comprar álcool é muito mais fácil para aqueles que o querem consumir mesmo estando proibidos pela lei.
Para mim, este controlo que se admite fazer quando a nova lei entrar em vigor, afirmando que os pais dos menores que estão a consumir serão contactados, não vai estar em ação muito mais do que dois a três meses. Assim sendo, mudem as leis que mudarem, a mentalidade irá continuar a ser a mesma e com tendência a piorar.

3 comentários:

Marta Vidigal disse...

Concordo plenamente contigo Mariana, é de facto mais uma lei que não vai ser cumprida pelos menores de 18 anos. A verdade é que ao longo dos anos o álcool tornou-se uma coisa banal e de fácil acesso. Para os vendedores do mesmo lucram mais se venderem também a menores, pois fazem parte da percentagem de grandes consumidores de álcool.
Por esta razão acho que devia ser um lei a ser cumprida, mas com grande tristeza acho que não acontecer, pois não vai haver esforço por parte de ninguém para tal.

Unknown disse...

Concordo com a tua opinião, na minha perspectiva esta vai ser mais uma lei imposta neste país "muito correta em teoria", mas na prática, quer o vendedor ou o consumidor não a irão cumprir. Visto que, os vendedores muitas das vezes, têm como maior percentagem de consumidores os jovens e daí advém o seu maior lucro, logo como é óbvio não irão proibir alguém de comprar. Os jovens consumidores, tal como a mariana referiu também não irão deixar de consumir, porque irão continuar a ter posses monetárias para tal e se forem proibidos por o proprietário do estabelecimento onde querem consumir, à sempre o vizinho do lado, o amigo, o irmão etc que o irão "desenrascar". Na minha opinião a mentalidade portuguesa ainda não tem o "medo" de infringir a lei, e por isso nunca sentem o peso da responsabilidade de terem que cumprir. Talvez o governo deva que implementar medidas diferentes para que o povo se Consciencialize que as regras são para respeitar.

Unknown disse...

Eu concordo com esta nova lei apesar de ter consciência que vai ser muitas vezes infringida uma vez que tal como disses te no teu comentário um jovem sem idade pode perfeitamente pedir a um conhecido que lhe compre a bebida e de seguida ele irá consumi la no entanto se não for através da implementação destas leis é que nunca mais os jovens diminuiram a quantidade de álcool que bebem