Carl Orff (séc. XX), em Carmina Burana, inspirou-se num cancioneiro medieval (séc. XIII) com o mesmo nome.
O antigo cancioneiro tem músicas de várias origens, geográficas até, umas religiosas, outras profanas. Aqui segue uma, um pouco brejeira, em latim pouco cuidado, cantada provavelmente por frades um pouco relaxados ou goliardos. Os goliardos eram estudantes que frequentemente andavam de universidade para universidade (um "Erasmus" medieval) à procura de outros professores e outros saberes. Frequentemente entretinham-se em paródias (coisa que não é desconhecida hoje), em meios menos recomendáveis pela moral vigente. Alguns contestavam o sistema político e social e a moral dominante através da música. Por exemplo em "in taberna quando sumus" (quando estamos na taberna).
Carl Orf reaproveitou o tema, dentro de um espírito nacionalista, que vem ainda do romantismo (embora ele não seja) de procura das raízes, tal como antes Wagner ao pôr em cena figuras da mitologia germânica (Nibelungos, Valquírias ...) ou por cá Almeida Garrett (com o romanceiro ...), Alexandre Herculano (Lendas e Narrativas) ou músicos como João Domingos Bontempo.
domingo, 19 de dezembro de 2010
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3 comentários:
Já conhecia o segundo vídeo mas não a versão do primeiro vídeo, faz-me lembrar imenso a época medieval!
E é da época. Só que os instrumentos que usavam e as pautas eram completamente diferentes
Obras de arte que hoje em dia já não se conseguem com tanto rigor!
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