quinta-feira, 9 de dezembro de 2010

Afinal quem era o leviatã?

Após o professor nos ter entregue aquela folha para lermos em casa, saltou-me à vista a palavra "Leviatã" e de imediato coloquei no ar a pergunta: "Quem é o Leviatã?" pois já ouvira falar do mesmo algures. Talvez no filme "Atlântida: O Continente Perdido", filme que vi em criança há alguns anos atrás.

Depois de uma breve passagem pela wikipédia, diz-se que o Leviatã é um monstro de grandes proporções, bastante falado pelos marinheiros da Idade Moderna, sendo que há referências ao mesmo por todo o lado.
Foi no Antigo Testamento, no Livro de Jó, que o Leviatã foi falado e caracterizado pela primeira vez: "monstro que se representa sob a forma de crocodilo, segundo a mitologia fenícia" (Velho Testamento, 1957: 614). Por ser citado várias vezes de várias maneiras diferentes, foi frequentemente confundido com outros animais.
Neste mesmo Livro de Jó, o Leviatã é o maior dos monstros marinhos, indestrutível por todos os materiais na Terra existentes, e ninguém ousa provocá-lo pois não sairá vivo de tal afronta.
Existem pois então, várias citações na biblía deste monstro: por vezes representado sob a forma de crocodilo, hipopótamo, peixe, baleia ou mesmo um enorme polvo gigante com tentáculos de centenas de metros.



Existe ainda um livro do famoso filósofo inglês Thomas Hobbes (publicado em 1651) com este título, que trata da estrutura da sociedade organizada (daí o excerto na ficha que nos foi entregue pelo professor).

Sem comentários: