sexta-feira, 17 de dezembro de 2010

Música e política

De um grande realizador: Luchino Visconti. Do filme "Senso", sentimento. Retrata uma cena no teatro alla Scala em Milão, quando a Itália ainda estava parcialmente ocupada pelo Império Austríaco e em luta pela unificação e independência. Os oficiais austríacos ficaram um pouco atónitos perante uma manifestação não violenta, com música, palmas e alguns símbolos italianos.
Visconti, o realizador, era um aristocrata de uma longa e poderosa família, mas (ele) de esquerda. Isso permitia-lhe conhecer os palácios e ao mesmo tempo os meios populares. Tinha um cuidado imenso nos cenários, chegando até a usar perfumes da época, coisa que não se sente no cinema, mas que contribui para um ambiente mais realista. Era homossexual assumido mas de uma grande coragem.



A segunda cena é de uma ópera de Verdi, Nabucco. É o coro dos judeus que cantam "va pensiero". Quando os italianos cantavam isto, não pensavam num tempo passado (o cativeiro da Babilónia) mas na sua "patria sì bella e perduta", ocupada por uma potência estrangeira. É um verdadeiro hino à Liberdade.



Também o nosso Camões fez poesia sobre Babilónia e Sião, em "super flumina", onde também à referência indirectas à "alegoria da caverna" de Platão:

Sôbolos rios que vão
por Babilónia, me achei,
Onde sentado chorei
as lembranças de Sião
e quanto nela passei.
Ali, o rio corrente
de meus olhos foi manado,
e, tudo bem comparado,
Babilónia ao mal presente,
Sião ao tempo passado.
...
E vi que todos os danos
se causavam das mudanças
e as mudanças dos anos;
onde vi quantos enganos
faz o tempo às esperanças.
Ali vi o maior bem
quão pouco espaço que dura,
o mal quão depressa vem,
e quão triste estado tem
quem se fia da ventura.
...

Isto é só para mostrar que o mundo não é a preto e branco e que "coisas inúteis", como a Música, a Literatura, a Filosofia, a Política ..., podem ser essenciais.

2 comentários:

Carolina disse...

Gostei especialmente do segundo livro, deu-me vontade de ouvir Carl Off - Carmina Burana. Não têm muito a ver, até porque a que eu acabei de referir é mais pesada que esse vídeo que o professor colocou. Vou agora tentar colocar alguns vídeos para mostrar aos meus colegas!

Carolina disse...

não queria dizer livro mas sim vídeo, peço desculpa!