terça-feira, 4 de janeiro de 2011

Presidenciais 2011

Ao invés de me centrar apenas num dos candidatos às presidenciais de 2011, resolvi realizar um texto acerca das mesmas, dando a conhecer um pouco mais daquilo que se trata. Aqui se segue, então, uma pequena orientação por mim feita, com recurso a pesquisas realizadas, daquilo que são as Presidenciais, que e quantos candidatos existem e como é que alguém se pode candidatar às mesmas.

As eleições presidenciais 2011 estão agendadas para o próximo dia 23 de Janeiro, sendo que, até ao momento, são seis os candidatos:
- Aníbal Cavaco Silva (71 anos) – candidato apoiado pelo PSD e pelo CDS-PP);
- Fernando Nobre (59 anos) – candidato independente;
- Defensor Moura (65 anos) – candidato independente;
- Francisco Lopes (56 anos) – candidato apoiado pelo PCP;
- Manuel Alegre (74 anos) – candidato apoiado pelo PS;
- José Manuel Coelho (58 anos) – candidato apoiado pelo PND.

Cavaco Silva é o actual Presidente da República, eleito a 22 de Janeiro de 2006, tomando posse como o 19º Presidente da República a 9 de Março de 2006.
A apresentação da candidatura às eleições presidenciais pode ser feita por qualquer cidadão de nacionalidade portuguesa, desde que o candidato tenha mais de 35 anos de idade, reúna entre 7500 e 15000 assinaturas de eleitores e entregue as mesmas no Tribunal Constitucional.
Ganha o candidato que reunir a maioria dos votos. Caso nenhum dos candidatos consiga atingir este número, realizar-se-á uma segunda volta com os dois candidatos mais votados.

Sem comentários: