quarta-feira, 23 de março de 2011

Bandeira Nacional


Um dos símbolos nacionais.

Logo após a Revolução Republicana, em 5 de Outubro de 1910, a Bandeira da Monarquia Constitucional foi abolida, e o Estado promoveu um concurso de bandeiras para representar o novo governo. Como vencedores desse mesmo concurso Columbano Bordalo Pinheiro, João Chagas e Abel Botelho elaboraram a Bandeira Nacional.
Mesmo com duas revoluções que conduziram a outras tantas mudanças de regime (como é o caso do Estado Novo, e a 3ª República, conseguida após o 25 de Abril), os sucessivos governos republicanos nunca alteraram o desenho da bandeira. Quanto ao escudo português, é exibido desde 1143 na bandeira nacional, com diferentes formatos.

Relativamente à sua simbologia, a nível cromático: o verde está presente na bandeira por ser a cor da esperança e por estar ligada à revolta republicana de 31 de Janeiro de 1891 (durante o Estado Novo fazia-se crer que o verde representava as florestas de Portugal); o vermelho simboliza a coragem e o sangue dos portugueses mortos em combate.


Quanto aos símbolos presentes na bandeira temos:
-ESFERA ARMILAR: que representa o Império Colonial Português e as descobertas feitas por Portugal;

-5 QUINAS: simbolizam os 5 reis mouros que D. Afonso Henriques venceu na batalha de Ourique;

-5 PONTOS BRANCOS: representam as 5 chagas de Cristo;

-7 CASTELOS: alude às localidades fortificadas que D. Afonso Henriques conquistou aos Mouros.


1 comentário:

Leonor A. Ribeiro disse...

Sempre achei interessante a ligaçao ha igreja catolica presente na nossa bandeira nacional, atraves das 5 sagas de cristo.