sábado, 22 de novembro de 2008

Luís XIV

Palácio de Versalhes
É somente na minha pessoa que reside o poder soberano… é somente de mim que os meus tribunais recebem a sua existência e a sua autoridade; a plenitude desta autoridade, que eles não exercem senão em meu nome, permanece sempre em mim, e o seu uso nunca pode ser contra mim voltado; é unicamente a mim que pertence o poder legislativo, sem dependência e sem partilha.

Resposta do rei francês Luís XIV ao Parlamento de Paris, na sua sessão de 3 de Março de 1766

1 comentário:

catarina disse...

Luís XIV, um bom exemplo do que um "governante" nao deve ser. É certo que todo o país deve ter uma figura forte à sua frente, mas daí a uma única pessoa tomar a imagem de poder de um grupo significativo parlamentar vai muito.
Sou simpatizante da monarquia, da forma como os reis geriam o seu reino, mas com tal forma absolutista nao concordo, nem sou a favor.
Agora penso, nos tempos que já lá vão, por proferir estas ideias já teria ido para as masmorras de algum castelo, ou palácio.
Ainda bem que abusos de poder desse nível já não são prática corrente nos nossos dias.