terça-feira, 19 de maio de 2009

Vestuário com regras...


“O Conselho Executivo da escola de Pinhal Novo, em Setúbal, aconselha os alunos a não usarem roupa que possa ser considerada imprópria para frequentar a sala de aula. A associação de pais e a associação de alunos concordam, desde que haja bom-senso.

“Evitar calças descaídas, tops com decotes pronunciados, mini-saiais excessivamente curtas são recomendações do conselho executivo, que pede a colaboração dos pais.
A direcção da escola entende que está a fazer cumprir o regulamento interno, clarificado em 2005 pela assembleia da escola, quando surgiram queixas de professores em relação ao vestuário dos alunos.
O regulamento interno prevê que os alunos se apresentem com um aspecto asseado e limpo e vestuário adequado.
Tanto o representante da associação de pais como o da associação de alunos concordam com o princípio mas pedem bom-senso a ambas as partes.”
(in SIC notícias)

Em relação a este assunto discutido na escola de Pinhal Novo, em Setúbal, sou parcialmente a favor.
Não concordo com a criação da regra contra um certo tipo de vestuário, cada um é livre de vestir o que bem entender e gostar. É lógico que também não sou a favor das pessoas, neste caso adolescentes, andarem “pouco vestidas”, podendo até ser considerado falta de educação. Acho que cada um, com o bom-senso que tem, deveria perceber o quanto é exagerado usar certo vestuário.
Aceitaria melhor se houvesse diálogo entre as diversas associações para se fazer um apelo a esta situação, e aí sim, as pessoas tomariam as suas decisões. Caso não houvesse mudanças colocar-se-ia a hipótese da criação da regra.
Na minha opinião esta atitude foi um pouco extremista, daí ser publicado. Se fosse algo “normal” ou natural, hoje em dia, nem era considerado notícia.
Deve-se aceitar qualquer tipo de vestuário, aliás hoje em dia há grande diversidade, desde que não incomode terceiros.Há certo vestuário que me faz certa “confusão”, no entanto, não concordo com regras que tornem proibido o uso de certas roupas. Acho que a criação desse tipo de regras até intimida e ofende os que afecta.

1 comentário:

João Simas disse...

Geralmente quando se tenta aplicar regras rígidas sobre os costumes cai-se no ridículo.
Era mais fácil impõ-las quando havia censura e pensamento único.
Tem que haver bom senso!