segunda-feira, 25 de maio de 2009

Influência &/ Musica

Sobre o tiroteio de Columbine...para quem não teve conhecimento, foi um dos maiores massacres alguma vez vistos na história América, teve lugar no dia 20 de Abril de 1999, no norte americano, no estado do Colorado. Envolveu uma escola secundária e dois dos seus alunos, que num acto de loucura entraram de rompante no recinto e começaram a disparar à queima roupa em todas as direcções. Doze alunos e um professor foram mortos e muitos outros ficaram com marcas para a vida.
Dez anos passados, várias foram as vitimas e famílias de vitimas que tentaram arranjar um motivo para a raiva que levou a que os dois alunos a cometer tal acto. Depois de várias investigações, a imprensa revelou que foram vários os motivos que levaram a esse comportamento. Sem aparentes perturbações mentais, estes dois jovens, que rondavam os 17 anos, à muito que tinham adoptado um estilo de vida diferente, com filosofias diferentes, modos de ver a vida diferentes, modos de vestir diferentes e, principalmente, ouviam musica diferente.
Ao que se conseguiu apurar, os dois eram "fãs" do conhecido cantor, muitas vezes chamado de Satã, Marilyn Manson.
As musicas deste cantor desde sempre têm um teor diferente de todos os outros. As famílias das vitimas são da opinião que foi esta influencia musical que os incitou à violência.
Com temas que abordam a morte, o desespero, o mundo das drogas, o sexo, e o submundo infernal das mentes mais obscenas, as mentes mais fracas e susceptíveis tornam-se um mero objecto das intenções de artistas como este.
A questão que se põe é: Será que a musica tem alguma influência no nosso comportamento?
Terão artistas como Marylin Manson culpa das perturbações mentais de muitos?
Como apreciadora do seu trabalho, penso que não. A culpa será de alguém, mas como sempre, a corda parte do lado dos mais fracos, pois até agora ninguém pesou do facto de que ao mesmo tempo que tal massacre acontecia, o governo Bush estava a experimentar bombas em territórios que não lhe pertenciam, mas nisso ninguém pensa, a não ser claro, o cantor, que numa entrevista referiu tais aspectos mas foi de imediato censurado pela opinião publica.
O que eu pergunto por fim é: quem terá culpa neste caso? será o governo?...

2 comentários:

rita disse...

Concordo contigo Catarina, apesar de existirem letras demasiado agressivas, não se pode deixar que essas coisas consigam atingir a nossa sanidade mental.
Tudo bem, que a música com demasiado barulho, com gritos e misturas podem afectar o nosso cerebro, e isso está provado cientificamente, mas daí a sair para matar toda a gente? Não faz muito sentido

João Simas disse...

A propósito, vale a pena ver o filme de Michael Moore que põe o dedo na ferida ao denunciar comportamentos agressivos recorrentes em muitos estratos da sociedade norte-americana, bem como o excessivo apelo à segurança.
O medo irracional é sempre um perigo!
A música tem influência. Mas, por exemplo, apesar de Hitler usar muito a música de Wagner ou de Carl Orff (vale a pena ouvir a Carmina Burana), isso não leva as pessoas a cometer genocídios, nem serve de desculpa.
A arte tem uma linguagem própria e os sentimentos que desperta dependem da cultura das pessoas e da pré-disposição para actuarem. Podemos apreciar a pintura de Bosch e não estarmos preocupados com o Inferno e o Diabo (ver as Tentações de Santo Antão no Museu de Arte Antiga).