sexta-feira, 29 de maio de 2009

Globalização e as suas consequencias

A globalização é um processo de interacção e integração entre as diversas sociedades. Processo esse impulsionado pelo comércio e investimento nacionais, com o auxílio da tecnologia de informação.


- Problemas da globalização

A internet e outros recursos possibilitados pela informática estão a provocar uma revolução tão radical como a que foi operada pela máquina na revolução industrial. Com as novas tecnologias da comunicação, o mundo tornou-se mais pequeno, abarcável, ao alcance de todos. Estamos todos em cima dos acontecimentos, pois é-nos possível estar todos, em todo o lado, ao mesmo tempo.
A esta viragem civilizacional anda indissoluvelmente ligado o fenómeno da globalização.
Muito se tem discutido acerca da globalização, essencialmente, nas esferas políticas, sociais e económicas. Os meios de comunicação social a ela têm dedicado editoriais, comentários e artigos de opinião evidenciadores das suas vantagens e inconvenientes. A globalização constituiu-se, pois, como um problema na medida em que não acarreta apenas benefícios apenas para a humanidade, mas também é portadora de aspectos negativos. Entre eles, a possível perda das nossas raízes culturais, e da nossa entidade nacional.
A mundialização e o estreitamento dos espaços económicos arrastaram consigo uma deslocação de comportamento e valores.

1 comentário:

João Simas disse...

Por isso, a forma de lidar com estas coisas é através da cultura, as formas de pensar e agir. Se formos consumidores passivos então perderemos as nossas raízes. Mas é possível sermos cosmopolitas e manter a nossa cultura.