sábado, 2 de maio de 2009

Freedom House

Freedom House é uma organização não-governamental independente que zela pela democracia e liberdade no mundo, preocupa-se com os valores democráticos e é uma grande opositora da ditadura, tendo sido fundada em 1941, na América, com Eleanor Roosevelt e Wendell Willkie na presidência.

Um dos países avaliados no relatório anual desta organização foi o Cazaquistão.

“While the constitution provides for freedom of the press, the government has repeatedly harassed or shut down independent media outlets through measures including politicized lawsuits and confiscations of newspapers.”

Nesta citação retirada do relatório do Cazaquistão, Freedom House, faz relevância ao tema da censura na imprensa. Apesar de o Cazaquistão ser um país democrático, continua a proibir algumas publicações que lhes pareçam inconvenientes, mais propriamente as que criticam o governo.

A prática da censura de imprensa controla o que os cidadãos lêem e impossibilita a liberdade de expressão, que é extremamente importante.

A liberdade de expressão facilita e possibilita a circulação de ideias, que leva à consciencialização, à educação, à formação... Ajuda e conduz à construção do espírito crítico de cada um.

A liberdade de expressão sempre foi importante, até para a evolução da mentalidade humana, a censura de imprensa é recuar no tempo!

1 comentário:

João Simas disse...

Será que é um país democrático?