terça-feira, 5 de maio de 2009

Freedom House

Fundada em 1941 por eminentes americanos preocupados com os crescentes ameaças à paz e à democracia a Freedom House ,é uma organização sem fins lucrativos que luta pela democracia e liberdade ao redor do mundo. Através de uma vasta gama de programas internacionais e publicações, opõe-se ás ditaduras da extrema-esquerda e da extrema direita, trabalhando para o avanço notável da expansão mundial da liberdade política e económica e das democracias.


Arménia.
Violação de direitos: Democracia

Desde que a Arménia ganhou a independência em 1991, o seu desenvolvimento democrático tem sido dificultada pela ausência de equilíbrio da divisão dos poderes levando à excessiva concentração de poderes na Presidência, e a um sistema de governo centralizado, que juntos têm fomentado a má governação e corrupção generalizada. Laços estreitos entre a política do país e as empresas elites têm dificultado o desenvolvimento da transparente, democrática das instituições estatais. Eleições fraudulentas têm contribuído para as autoridades públicas no sentido cinismo e cepticismo sobre o valor da participação em actividades políticas e cívicas.

Adaptado de: Country Report , Armenia , 2008 Edition


Como podemos ver por este excerto do relatório da freedom house sobre a Arménia ,
Esta não reúne as condições necessárias para a existência de uma verdadeira democracia pois o poder esta centralizada não havendo uma efectiva divisão dos poderes essencial a democracia. Para alem desta questão da divisão dos poderes na arménia existe uma situação de corrupção generalizada que juntamente com eleições fraudulentas impedem os cidadãos arménios de exercer verdadeiramente a sua liberdade o que e uma violação grave a carta dos direitos humanos.

1 comentário:

João Simas disse...

Um pouco à margem do texto: há que contextualizar geo-politicamente a situação da Arménia e a sua História. Esta Arménia esteve integrada na URSS e antes no Império Russo. Tradicionalmente os arménios são cristãos e aliados dos russos, no meio de países turcófonos, com rivalidades com o Azerbeijão e minorias azeris no seu território. Alguns países vizinhos têm feito aproximações com a Turquia e a NATO.
Muitos arménios continuam a exigir que a Turquia reconheça o genocídio praticado no século XX.