sábado, 30 de maio de 2015

Há menos fome no mundo?

Segundo o relatório apresentado pela Organização das Nações Unidas (ONU) houve uma descida de 216 milhões de pessoas em situação de fome, desde 1992. No entanto acabar por completo a situação de pobreza e fome é o grande objetivo.
A FAO revelou no dia 27 de Maio de 2015 que uma em cada nove pessoas se encontra em situação de fome, num relatório sobre o estado da insegurança alimentar no mundo em 2015. O estudo abrangeu 129 países e mostrou que o número de pessoas em situação de fome desceu em cerca de 216 milhões, quando comparado com os dados dos anos de 1990 a 1992. Estima-se que o número total seja de 795 milhões. O que também permitiu baixar os níveis de fome foi também o desenvolvimento agrícola em muitos países e o crescimento económico inclusivo.
A FAO acredita, porém, que não existe uma solução única ou perfeita para melhorar a segurança alimentar e acabar com a fome, mas refere alguns fatores que podem ajudar a atingir esse objetivo, desde que estejam assentes em “estabilidade” e “vontade política”.

 Na minha opinião é quase um pensamento utópico acabar com a fome no mundo, pois, hoje em dia vivemos numa sociedade consumista e egoísta. Existem inúmeras Organizações não-Governamentais (ONG) e movimentos contra a fome nos países natais e nos países subdesenvolvidos, mas no entanto elas não conseguem alcançar todas as pessoas que passam fome. Na minha opinião o governo de cada país deveria estar mais ativo em relação a este assunto e tomar medidas que possam alcançar as pessoas necessitadas.  

Fonte utilizada:
http://www.sabado.pt/mundo/detalhe/ha_cada_vez_menos_fome_no_mundo.html 

2 comentários:

Unknown disse...

Achei um artigo extremamente interessante e desta forma concordo com a tua opinião. Vivemos numa sociedade em que as pessoas só pensam nelas próprias durante o ano inteiro, passam pelos mais necessitados e nem uma ajuda conseguem dar. No entanto, acho que é quase impossível deixar de haver fome no mundo.

João Simas disse...

Há vários tipos de fome. A mais "escandalosa", em que as pessoas morrem por falta total de alimentos resolve-se facilmente com campanhas. A fome e subnutrição permanente, associada à falta de cuidados de saúde, falta abastecimento de água e saneamento básico, analfabetismo etc. também se poderia resolver com vontade política, gastando-se muito menos dinheiro do que no comércio de armas, por exemplo. Seria necessário que instituições internacionais, como a ONU, tivessem um papel ativo, sem serem bloqueadas por interesses particulares de empresas ou de estados. Veja-se que às portas da Europa morrem imigrantes de fome e afogamento. Veja-se também em países como a Guiné Equatorial (agora membro da CPLP)continua a fome, num país rico em petróleo e com o presidente mais rico de África.