segunda-feira, 1 de junho de 2015

Privatização da água?

Este é um tema que pode ser sempre debatido, visto que na nossa cidade (Évora) tem uma grande dívida neste assunto. A nossa dívida é de cerca de 80M€ (a Câmara tomou medidas de recuperação da receita da água, que se traduzem num aumento da receita desta faturação de 603. 937,90 euros, relativamente ao ano anterior), onde segundo o Presidente “houve boicote claro de vários governantes”, na história da adesão de Évora e de outros municípios, como Alandroal, Reguengos de Monsaraz, Borba, Mourão e Redondo às Águas do Centro Alentejo (AdCA), empresa do grupo Águas de Portugal (AdP), da qual agora alguns querem sair. “Já tivemos reuniões com a AdP, mas sabemos que é um assunto que terá de ser resolvido pelo Governo", explica o Presidente Pinto de Sá.
A ex ministra do ambiente (Assunção Cristas) defendia a privatização das água, tal como a UE, pois dizia serem precisos investimentos que o estado não tem condições de fazer: “não temos forma de manter um investimento no sector nos níveis que os portugueses merecem e que precisam, nomeadamente no saneamento, se não trouxermos dinheiro <fresco> para dentro do sector”, logo queria vender as empresas de água e saneamento a entidades privadas, para as quais iria haver lucro. Segundo a ex ministra existiam 8 empresas do grupo AdP que estavam falidas (2013). O PSD e o CDS-PP estão a favor da privatização das águas, já o PCP e o BE contra, PS absteve-se.
Assunção Cristas perdeu o cargo para Jorge Moreira da Silva que diz que o caso está fechado e que não vai haver privatização de águas em Portugal. Segundo o ministro o que está a ser debatido é a “forma” de reestruturação do setor.
Fontes: http://www.dn.pt/inicio/portugal/interior.aspx?content_id=3576449&page=-1;
https://www.youtube.com/watch?v=0p07yFniOMY;
http://www.dianafm.com/index.php?option=com_content&view=article&id=32627:evora-camara-recupera-600-mil-euros-de-dividas-da-agua&catid=19:alentejo&Itemid=44;
http://www.cm-evora.pt/pt/noticias/Paginas/C%C3%A2mara%C3%89vorabalan%C3%A7ogest%C3%A3oconsumo%C3%A1gua.aspx .

1 comentário:

João Simas disse...

É um problema real que tem afetado o concelho de Évora, com uma dívida que cresceu imenso ao longo de anos. Com este projeto a distribuição de água em alta vai ficar na mesma empresa que Lisboa. Será que pode ser privatizada?