Há uns dias atrás, deparei-me com um site na Internet que considerei importante partilhar no blog. Esse site é acerca do Movimento 560, que apela à compra de produtos nacionais, com a finalidade de reduzir alguns problemas actuais.
Neste site são expostas as razões pelas quais devemos comprar estes produtos e evitar comprar outros que sejam estrangeiros: “quando o fazemos, estamos a contribuir para um maior crescimento das exportações desses fabricantes estrangeiros e (…) a tirar postos de trabalho no nosso país. Quando não compramos produtos nacionais e compramos artigos estrangeiros, os nossos fabricantes são obrigados a subir o preço dos seus produtos para compensar as quebras de produção. Ora se os produtos concorrentes já eram mais baratos na origem, isto faz com que os nossos fiquem ainda mais caros. E sendo mais caros, ninguém os compra. Toda esta situação leva posteriormente ao encerramento de muitas empresas e consequentemente ao crescimento do desemprego.”
Após a apresentação de razões que são, para mim, suficientemente credíveis e convincentes, este site esclarece ainda mais o leitor:
-Distingue as marcas portuguesas dos produtos portugueses.
"Marcas portuguesas, como o nome indica, são marcas de carácter nacional, com origem e produção no nosso país (exemplos: Sumol, Compal, Mimosa, Critical Software).
Produtos portugueses, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão-de-obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país."
Produtos portugueses, são produtos fabricados em Portugal por marcas nacionais, multinacionais ou mesmo internacionais, mas são produtos feitos com mão-de-obra nacional, que contribuem superiormente para o nossa economia e para o emprego no nosso país."
- Após este esclarecimento, é então explicado como é que se deve proceder para ter a certeza de que é comprado um produto português.
“Procure no produto, o código de barras e verifique se ele começa por 560, seguidamente confirme na embalagem a origem do produto.”
São ainda exemplificados alguns casos em que o código pode ser diferente, mas para tal a solução é sempre, como foi já referido, verificar também a origem do produto, na embalagem.
Achei que este é um movimento bastante interessante e fundamentado, e gostava então de deixar aqui este apelo, para que possamos todos ajudar desta maneira o país, se tivermos possibilidades para tal. Afinal, é das poucas coisas em que podemos realmente fazer a diferença e seria uma maneira eficaz de ajudarmos parte dos desempregados portugueses, bem como a economia que está cada vez mais dependente de outros países...
Facebook: http://www.facebook.com/Movimento560
3 comentários:
Acho que esse movimento é excelente Maria, para mais numa altura de crise em que nos compete a nós ajudar o país, comprando os produtos nacionais. É pena esses movimentos por vezes não ser muito divulgados por que acredito que são muitas as pessoas que iriam aderir, por que no fundo o que é nacional é bom!
É verdade, Tiago. Este movimento descobri-o já há algum tempo, mas apenas há uns dias é que descobri o site, que não sabia que existia... Mas é bom que seja divulgado, espero que adiram ao movimento e partilhem o facebook!
Também já tinha visto isso no facebook e achei interesantíssimo! Avisei logo a minha mãe :p porque realmente o que é nacional é bom!
Enviar um comentário