quarta-feira, 6 de abril de 2011

A Socieda Actual

Hoje vivemos num mundo onde todos nos dizemos "livres". Vivemos consoante o conceito de liberdade que construímos ao longo da nossa vida, com as nossas vivências e experiências.
Contudo, há um conceito que recai sobre este tema que nao é um assunto de hoje, é posto em questão desde sempre, "liberdade total".
Suponhamos como seria a sociedade de hoje com liberdade total, vou basear esta reflexão em 3 temas:
a- Consumo de álcool.
b- Deveres cívicos.
c- Obrigações sociais.

a- um tema redutor, mas que serve como um excelente exemplo. Imaginemos que sociedade estaríamos a criar se permitíssemos que jovens de 12, 13, 14 anos consumissem álcool. É um facto que já o fazem, na maioria, contudo, dar permissão é aceitar de o façam livres de qualquer tipo de consequências.
b- Deveres cívicos. Apenas pela designação concluímos que deixariam de existir, não há deveres na liberdade total. Mas pensemos no exemplo de pagar imposto, IVA, IRS... quem pagaria? quem iria descontar para a Segurança Social? assim sendo, todo o sistema governativo e apoios sociais como conhecemos seriam mentira. As pessoas são egoístas ao ponto de não perceberem o que é a S.S. e como poupar/"por dinheiro de parte" é apenas para elas próprias terem uma vida melhor mais tarde.
c- Obrigações sociais. falemos por exemplo de andar vestido na rua, ou respeitar a autoridade... para que? "Sou livre de dizer, fazer o que quiser, sem qualquer consequência"!

A liberdade total é uma teoria que por vezes se ouve falar como o futuro das sociedades ocidentais. Lutemos contra isso, vamos manter a integridade das nossa gerações, por mais complicado que seja, porque o é.
Temos de viver com os pés na terra e desejar algo maior, mas concebível!

Maria Leonor Alves Ribeiro

1 comentário:

Maria João disse...

Pois, é verdade. A questão é que numa sociedade onde não sejam impostas regras, dificilmente existe conformidade social. Existem normas básicas que devem ser cumpridas pelos indivíduos com o exacto propósito de assegurar uma concordância a nível social que se reflicta obviamente na economia e política... Se não existirem regras dificilmente serão cumpridas por vontade própria...