quarta-feira, 3 de junho de 2009

QUAL SERÁ A CRISE MAIOR??

Pondo frente a frente as crises de 1961 (ou generalizando, durante o Estado-Novo) e de 2008/2009, uma grande questão se coloca: Qual será a crise maior?
De certo que as épocas são diferentes, os regimes, as teorias políticas são quase antagónicas, mas o facto de ambas serem crises relacionadas com a mentalidade das pessoas, o que também o torna um factor bastante importante.
Antigamente havia crise, é certo, mas as pessoas estavam habituadas a tal panorâma. Metaforicamente, as pessoas estavam habituadas a comer todos os dias couve, logo não se questionavam pelo facto de mais um dia ser couve a sua refeição.
Hoje em dia já não. Desde o final da época da repressão que o nível de vida subiu, ma maioria dos casos as pessoas começaram a comer camarão, a comprar tudo do bom e do melhor. Acontece que com a crise actual a compra de tais bens foi-lhes negada, e é muito mais dificil retirar algo a alguem que estava habituado a um certo estilo de vida do que a alguem que toda a sua vida se habituou a viver no linear.
A antiga grise não derrubava familias, hoje em dia o stress diário levou a uma extrema falta de comunicação.
Com vários outros factores implicados, peço que pensem neste assunto.

Sem comentários: