quarta-feira, 3 de junho de 2009

Diana Andringa na biblioteca de Évora

No dia 26 de Março de 2009, assistimos á conferencia dada pela jornalista Diana Andringa na Biblioteca publica de Évora.

Esta conferencia vei-nos informar dos problemas da comunicação social e do jornalismo no mundo e ém Portugal, pois ser jornalista não é fácil muito menos faze-lo profissionalmente.

A conferencia serviu para falar sobre uma escolha de vários livros sobre jornalismo, escolhidos por Diana Andringa onde se fala sobre vários aspectos do jornarlismo.

Um dos aspectos mais focados em vários livros e da opinião da jornalistas foi, o mau jornalismo, isto é, a falta de objectividade e o apelo ao sensionalismo. Retratou-se vários casos como por ex: quando um jornalista em vez de informar dá a sua opinião ou quando exagera num caso e tenta apelar mais ao sensacional e não ao informativismo, o que pode levar a que nao se dê a informação devida mas a “que vende”.

Outro aspecto focado foi a dificuldade em estar a pare de todos os acontecimentos o que pode levar a uma má reputação da comunicação social. Temos também a dificuldade em fazer um bom trabalho, pois quando se tem uma noticia é difícil aceder a toda a informação á confirmação desta e por em practica em pouco tempo.

Por fim e um dos perigos mais evidentes neste meio é a falta de profissionalismo e o egoísmo por parte de alguns jornalista que “comem os outros” pois querem ser os melhores recorrendo como disse anteriomente ao sencionalismo e ao que “vende” em vez de dar as informações necessária. Dentro deste tema temos também a falta de coragem para informar certas situações o que os torna maus jornalistas.

Foi uma conferencia bastante agradável onde desde já agradecemos a presença da prestigiada jornalista Diana Andringa.



Pedro Lópes

José Benjamim

Sem comentários: